10 DICAS DE COMO SER POPULAR NO INSTAGRAM

por FABIO REX | 1 fevereiro 2011

Ou melhor, como fazer com que suas fotos entrem para os quadradinhos populares do novo hip em social media, o Instagram?

É fácil! A única coisa que você precisa é de ter uns 10 followers e uma boa foto.

O algoritmo de popularidade do Instagram, pelo que observei, se baseia na velocidade com que seus followers apertam o botãozinho de “LIKE“, declarando assim a apreciação pela imagem postada. Eu já vi imagens na parte de “popular” com menos de 11 likes. E tive fotos minhas com mais de 40 ♥ que nunca foram mencionadas.

Como conseguir esses ♥? O básico é ter pelo menos 10 pessoas acompanhando a sua timeline. E 10 pessoas ativas, que usem a app.

E, claro, uma boa foto. :)

O que é uma boa foto? Olha… Sempre fui um fotógrafo meia-boca. A ponto de ser o único com um B em uma turma só de A. Triste história. Mas com o tempo aprendi um truque ou dois. E uma boa foto tem mais chances de ser obtida com uma boa câmera. O que não é o caso dos modelos mais antigos de iPhone. Eu amo/sou a câmera do iPhone 4. Tirando o flash que é meio cagado e deixa tudo leitoso, meus props para ela.

.

1-) Capture um momento único

Fiz essa foto no último dia do ano (clique nela pra ver maior). E foi minha primeira popular. E para minha sorte esse momento único não foi único. Estava indo de São Paulo para o Rio de carro e havia várias passarelas. E em uma delas, um cara de bicicleta passava. Uma puta captura. Que eu não fiz. Peguei a câmera e segui fotografando obsessivamente. A luz de final de dia estava linda. Para a minha sorte, havia outro ciclista passando na passarela seguinte.

.

.

2-) Ou seja: tenha sorte.

Sem ela, as coisa ficam difíceis, galerosos.

.

.

3-) Saiba quando postar

Essa foto foi a minha popular seguinte (clique nela pra ver maior) . Ano Novo em Copacabana. Postada no exato momento em que todo mundo estava usando o Instagram para dividir com o mundo suas imagens do reveillon.


.

.

4-) Tenha um bom app de fotografia

Ou vários. Os filtros do Instagram são bacanas, mas depois de um tempo, você enjoa deles. E algum deles, como o Nashville, deixam muito com cara de Instagram. Eu uso o camera+. Serve para cropar, flipar, corrigir a luz, aplicar efeitos como DoF, colocar bordas e molduras. Mas para desentortar as imagens tenho que apelar pro Photoshop Express.

.

.

5-) Use filtros

Tem quem se orgulhe de dizer que a foto não tem filtro… Besteira! Tudo fica melhor com filtro. Filtro é como perfume, use com parcimônia, demais ou errado estragam a foto. Um que sempre traz bons resultados em termos de impressão são os que emulam Depth of Field ou Tilt Shift. Eles adicionam profundidade a fotos planas. Ou fazem fotos a distância parecerem imagens de brinquedos.

.

.

6-) Cores, cores, cores


As pessoas adoram cores. Arco-íris way of life mesmo. Essa foto acima não fui eu que tirou, foi o iPhone. Pure serendipity. Larguei o celular em cima do balcão com a câmera ligada. Quando olhei, tinha uma foto. Cropei, mexi no foco, corrigi as cores e voilá: uma das minhas fotos mais populares até agora.

.

.

7-) Enxergue através da câmera


Sério. Use o visor da câmera como olho. Às vezes uma coisa que você vê e é linda gera uma foto toda cagada. Para evitar isso, use o visor. Experimente ver o mundo através do iPhone.

.

.

8-) Poste fotos de coisas fofas


Ninguém resiste à fofura. Às vezes nem é uma boa foto, mas as pessoas apertam like mesmo assim. Vale gatos, cachorros, bebês e até você mesmo se for uma fofa. (E eu não tenho fotos nessa categoria porque não sou fofo e nem dono de nada fofo).

.

.

9-) Like as fotos alheias


Gentileza gera gentileza. As pessoas tendem a fazer o esforço de apertar o coraçãozinho quando você já fez o mesmo por elas. Mas não vá dando like em tudo. Tá cheio de galerosos querendo é sexo e confundem o like do Instagram com o cutucar no Facebook. Não cause essa impressão.

.

.

10-) Descubra suas próprias fórmulas

Tem foto que é popular e nem sei porquê. É um universo novo a se desbravar. Vá e se aventure.

.

Se quiserem me seguir no Instagram é só search por Fabio Rex ou fabiorex.
Boa sorte e boas fotos! :)

Quem escreveu:

FABIO REX / @fabiorex

veja + posts do autor
“memepedia”