SOBRE AS AMIZADES DE FACEBOOK

por Kaluan Bernardo | 16 janeiro 2012

Eu tinha visto essa entrevista do Zygmunt Bauman ano passado, fiquei de postar e cometi o pecado de deixar passar. Hoje, acabei vendo de novo e achei que dessa vez não podia deixar escapar.

Bauman é um sociólogo polonês e um dos maiores pensadores da atualidade. É leitura obrigatória em 11 de cada 10 faculdades de comunicação. Como ele fala muito em pós-modernidade e tá na ativa ainda hoje, é claro que temas como o Facebook não escapam de suas análises.

Essa entrevista épica foi feita no Brasil. Nela, Bauman discorre sobre vários assunstos. Aos 17:25 ele começa a falar sobre o valor e o peso de ter 500 amigos no Facebook contra ter alguns amigos na vida real.

No meio da brincadeira, ele traça uma teoria muito interessante: ter “amigos” na internet é mais tentador porque é mais fácil se desconectar de alguém. Começar e terminar uma amizade ou qualquer relacionamento na vida real é bem mais complexo e difícil, do que simplesmente dar follow e unfollow em uma pessoa na internet. É claro que as recompensas também são proporcionais, afinal de contas, é um outro nível de amizade. Mas, com essa facilidade de se desconectar das pessoas, você também é mais “livre”, por não passar o resto da vida “preso” a alguém, com essa dificuldade de finalizar um relacionamento.

É sempre um jogo de compensações e desvantagens. Mas, a reflexão que fica é muito profunda e recomendada pra todo mundo. Assista ao vídeo e pense bastante ;)

Quem escreveu:

Kaluan Bernardo / @kaluan_

Eu era rico e famoso.... até conhecer a internet.
veja + posts do autor

Comentários: