Através dos fios e cabos de rede, os jovens de hoje criam uma nova expressão e uma nova cultura. Colaborativa, visceral, multifacetada… essa manifestação cultural já quebrou um sem número de paradigmas e transcendeu para além da rede.

O youPIX Festival é onde a internet se encontra fora da internet pra celebrar essa cultura. No evento, jovens que tem uma relação estreita com a tecnologia e o universo digital podem se encontrar pra discutir e curtir a internet, seus personagens, comportamentos e tendências.

YOUPIX NA ÍNTEGRA – A INTERNET NOS TORNA MAIS FELIZES? – 19/AGO/2011

por youPIX | 6 outubro 2011

Todo mundo é feliz na internet. Você com certeza já reparou em como os seus amigos do Facebook são todos lindos, só vão a lugares descolados, vivem sorrindo e de bem com a vida. E, se você conhece eles na “vida real” (ou se tem um mínimo senso de realidade), sabe que não é bem assim. Afinal, ninguém consegue ser alegre o tempo todo (sim, foi inspirado nesta música).

De acordo com a pesquisa feita pela MultiFocus/NetQuest, para 47% dos entrevistados os perfis nas redes sociais sempre são uma versão editada de quem somos, como se a gente passasse a vida no Photoshop antes de por na internet, e que a web incentiva essa busca eterna por uma vida feliz.

Mas, se ninguém é feliz full-time, de onde vem nossa necessidade de mostrar pra todo mundo como a gente é alegre, mesmo que não seja? É isso que a gente tentou descobrir no youPIX Festival e chamamos  Pablo Miyazawa (editor da revista Rolling Stone Brasil), Cristovam Buarque (Senador da República e professor da UnB e autor do PEC da Felicidade brasileiro), Dani Arrais (jornalista, autora do blog Don’t Touch My Moleskine e sócia da Contente), Luiza Voll (designer de interação e sócia da Contente) e Pedro Jansen (jornalista e produtor de conteúdo na Remix Social Ideas) para debaterem.

Como é dito no vídeo, a internet tem um grande poder de edição: você escolhe o que você quer ver e o que você quer mostrar. E claro que ninguém quer mostrar seu pior lado – se nem fora da internet a gente quer, imagine deixar isso registrado para sempre! Além disso, ninguém tira foto de momentos tristes, por exemplo, justamente por esse motivo.

Mas esses são só alguns pensamentos. Assista ao debate todo para tirar suas conclusões – e, se isso for te fazer feliz, pode deixá-las nos comentários deste post :)

Mais sobre felicidade na internet na coluna da Dani Arrais pra nossa revista impressa #36.

Quem escreveu:

youPIX / @youpix

cultura de internet, pessoas e pixels
veja + posts do autor

Comentários:

“memepedia”