EM SEIS PASSOS, OPERADORAS DE INTERNET QUEREM FECHAR O CERCO À PIRATARIA

por youPIX | 4 março 2013

Tá rolando o maior climão nos EUA, tudo porque desde esta segunda-feira (04/03) o Copyright Alert System (ou Six Strikes, como é conhecida) entrou em vigor nos país e deixou a galera tensa. Mas afinal, o que é isso? A Six Strikes é uma ação contra a pirataria idealizada pelas cinco maiores operadoras dos EUA – AT& T, Cablevision, Comcast, Time Warner e Verizon –  que visa punir quem estiver compartilhando ilegalmente conteúdo protegido por direitos autorais. Ou seja, os americanos que baixam filmes e músicas por torrent (peer-to-peer) e, portanto, enviam também esses arquivos pro resto do mundo (ó nós aí!) estão na mira do programa.

Funciona assim:

  •  As empresas donas do copyright (estúdios de cinema e gravadoras) monitoram essas grandes redes (ex: BitTorrent) atrás de arquivos não autorizados e depois de identificar o IP e o IPS do usuário, mandam as informações para as operadoras.
  •  Uma vez com esses dados, as operadoras passam a enviar alertas de copyright para esta pessoa, que varia entre alertas e advertências mais severas.

A ideia é “educar” os americanos através dessas advertências, que vão aumentando o nível de “ameaça” gradualmente de acordo com a insistência do usuário em baixar conteúdo ilegal, e dependendo do provedor, se você for pego pela quinta ou sexta vez já é tratado como criminoso.

De acordo com uma matéria no PC World as medidas das operadoras são as seguintes:

Cablevision - emite um aviso e depois de cinco alertas, se o usuário não fizer nada, a operadora suspende o acesso à internet por 24 horas.

Comcast - no primeiro aviso a pessoa recebe por email um link educativo. No segundo, um pop-up surge no monitor do cliente, que só vai conseguir retirá-lo quando fizer o login da operadora e pedir para retirar o alerta. A terceira e a quarta mensagem terão uma linguagem mais “urgente” e incisiva e novamente tem que se logar pra tirar o aviso. Na etapa cinco e seis, os clientes têm que entrar em contato direto com a Comcast.

Time Warner Cable o usuário recebe um email educativo após os dois primeiros downloads. Se os emails são ignorados e o download continuar, você recebe um alerta no navegador e depois um pop-up quando seu computador entrar na internet.  Nos últimos avisos você deve entrar em contato com a operadora.

Verizon a empresa emite um alerta de correio de voz por email e se não resolver o problema o provedor manda alertas via pop-ups. Depois de cinco denúncias, o usuário perde a velocidade e sua internet cai pra aproximadamente 256 Kbps. No sexto, velocidade fica em baixa por três dias.

AT& T também irá mandar alertas para os clientes suspeitos e depois de quatro avisos, essas pessoas terão que rever um material educativo antes de acessar a web.

Você deve estar aliviado que essas medidas são apenas nos EUA né? Mas imagina se a moda pega por aqui?

Quem escreveu:

youPIX / @youpix

cultura de internet, pessoas e pixels
veja + posts do autor

Comentários:

“memepedia”