Essa semana é crucial para o Marco Civil. Saiba o que você pode fazer pra apoiar o projeto!

por Pedro Katchborian | 14 março 2014

vaitermarcocivil-abre

Lá vem mais treta do Marco Civil: depois de ser adiado várias vezes, parece que ele será finalmente votado entre os dias 11 e 12 de março – amanhã e depois de amanhã. Com a data chegando, começam as reações na internet para que a votação de fato ocorra. Uma das manifestações é pelo tuitaço com a tag #VaiterMarcoCivil.

Nós do youPIX apoiamos o tuítaço! Você pode apoiar pelo Thunderclap, que é como se fosse um Kickstarter para manifestações nas redes sociais. É só apoiar lá que você já vai tuitar automaticamente na mesma hora que todo mundo. O tuitaço está marcado para amanhã entre 12:00/14:00. Vai lá e apoia!

Pra quem ainda tá meio perdido no assunto, a própria página do Vai Ter Marco Civil explica a intenção dessa movimentação. “Para manifestar o interesse da sociedade de que o projeto de lei seja aprovado imediatamente e sem nenhum direito a menos”, diz a página. Lembrando que o Marco Civil prevê princípios, garantias, direitos e deveres de quem usa a internet, além de fixar diretrizes para a atuação do Estado na promoção da rede como uma ferramenta de desenvolvimento social.

Quem quiser mais formas de se manifestar à favor do Marco Civil, também pode assinar a petição “Por uma internet livre e democrática“, apoiado por Gilberto Gil. Ele também apoia a votação do projeto, mas com algumas ressalvas. Leia o texto na página da petição:

“Exigimos que o Marco Civil da Internet no Brasil seja votado de forma integral, preservando os conceitos de neutralidade da rede, liberdade de expressão e a privacidade do usuário de internet brasileiro. Nós exigimos que V. Exas se mantenham firme contra o lobby das empresas de telecomunicações e garantam que nenhum usuário perca seus direitos por causa do lucro de empresas privadas. A internet é livre e precisa continuar dessa forma.”

O documento já recolheu mais de 100 mil assinaturas e o número continua crescendo. É muito importante que a gente se manifeste à favor do Marco Civil e temos que ficar sempre de olho para que os interesses das teles não se sobressaiam sobre os nossos. Caso você queira saber mais sobre o projeto, pode ler as nossas matérias sobre o tema.

Viva a liberdade na internet!

Quem escreveu:

Pedro Katchborian / @pedrokatch

é repórter do youPIX. Queria ser paleontólogo, mas virou jornalista.
veja + posts do autor

Comentários:

“memepedia”