YOUPIX FESTIVAL PORTO ALEGRE 2012

por youPIX | 25 julho 2012

 

Através dos fios e cabos de rede, os jovens de hoje criam uma nova expressão e uma nova cultura. Colaborativa, visceral, multifacetada… essa manifestação cultural já quebrou um sem número de paradigmas e transcendeu para além da rede. O youPIX é onde a internet se encontra fora da internet pra celebrar essa cultura.

A mais recente edição do evento reuniu quase 12 mil pessoas na Bienal em São Paulo em torno de 150 horas de conteúdo e mais de 2o0 palestrantes (veja aqui como foi). Agora, é a vez dos gaudérios e amigos da região curtirem seu próprio youPIX, que rola dias 17 e 18 de agosto na ESPM em POA. \o/

Descentralizar a discussão era um desejo antigo e estamos felizes pra caramba com essa edição ~internacional~ do evento, que seguirá com a mesma pegada e selo de qualidade de sempre.

Olha só o que vai ter:

Convidamos um grupo seleto de gaúchos que fazem um trabalho afudê pra nos provocar e abrir nossa mente pro que de melhor existe na cultura wébica deste enorme país chamado Rio Grande do Sul.  Os queridos “EPIC PROVOCATORS” do youPIX POA são Piangers (jornalista, apresentador, humorista e fazedor de conteúdo multiplataforma), @E001 (um dos arrobas mais controversos do RS), Raquel Recuero (professora da UniPEL e pesquisadora de mídias sociais) e a Guadalupe Albuquerque (publicitária e especialista em conteúdo digital). Além deles, também teremos atividades com curadoria especial da trupe Campus Party, do jornal Zero Hora, da rádio Atlântida e do público geral.

Não podemos esquecer também de agradecer a ESPM Sul! O youPIX Festival só está chegando a Porto Alegre pois contou, desde as primeiras conversas, com a ESPM Sul como a patrocinadora e a casa que abrigará o evento. Valeu, ESPM Sul por nos dar um lar gaudério! <3

A programação está dividida em 3 palcos diferentes – auditório principal, palco “Le Hub” e palco “Daora o Hub” – e, daquele jeito que só a gente faz, vamos combinar momentos de discussão séria com outros de puro LOL e fazer um mashup absurdo entre pensadores, blogueiros, professores, webcelebridades, humoristas, gamers e o que mais der na telha. \o/

Pra participar do youPIX Festival você terá que ter o youPIX Card, um cartão pré-pago de vantagens pensado e feito por jovens e pros jovens. Calma, calma, tudo vai continuar totalmente de graça. Apenas abolimos o sistema de crachá e adotamos o youPIX Card, um sistema de entrada totalmente digital, mobile e que tem tudo a ver com a pegada do evento, né? Além de ser seu ingresso pro Festival, o youPIX Card também servirá, a partir do 2o semestre, como um cartão pré-pago. Com o youPIX Card você vai poder fazer compras online e offline com segurança, conveniência e 100% mobile (direto no seu celular).

Se você acompanha o youPIX, sabe que temos três concursos de jovens talentos wébicos: o Blog, o Vídeo e o Podcast Talent Show. A novidade é que, especialmente para o youPIX POA, vamos agrupar tudo em um só concurso, o WAKE CONTENT TALENT SHOW, e ele será restrito aos moradores dos estados do sul do país (se você faltou na aula de geografia, são eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). O vencedor leva um trófeu, visibilidade no youPIX e uma viagem de duas semanas pra estudar inglês em Londres, oferecida pela STB. \o/ Se inscreva aqui até o dia 06 de agosto.

Buenas, enquanto o youPIX não chega, pegue o ser airbag e cola aqui na página oficial do evento no ~Feice~, onde estamos fazendo um esquenta e tomando chimarrão! E se você tiver dúvida e quiser ficar ligadinho nas novidades, é só curtir nosso Facebook (aqui) ou seguir o nosso Twitter (aqui).

Nos vemos lá!

Bia Granja
curadora @youPIX

O youPIX POA rola nos dias 17 e 18 de agosto no prédio B da ESPM em Porto Alegre. Abaixo você encontra a agenda do AUDITÓRIO – não deixe de clicar ali em cima pra ver as programações completas dos outros dois palcos: Le Hub e Daora o Hub.

14h30 | abertura dos portões

 

15h30 – 16h00 | O AMAZING É O NOVO BORING
Na internet, todo mundo pula de aba em aba e clique em clique atrás de coisas “geniais” ou “incríveis” mas, na real, a soma de todos isso acaba sendo apenas um imenso vazio existencial. Nesta palestra-provocação, Rene de Paula Jr, evangelista da internet há mais de 14 anos e Diretor de New Business da agência CUBO.CC, fala sobre a “Cultura do Incrível” na internet e como isso está massacrando a sociedade… incluindo você!

16h30 – 17h30 | HUMOR.COM
O humor é uma plataforma gente finíssima pra absorção de conhecimento, de crítica e provocação e o Brasil é um dos países mais ~bem humorados~ de que se tem notícia. A cada mês, são mais de 12 milhões de buscas por conteúdo de humor no Youtube e praticamente 90% de todos os vídeos que bombam na web brasileira estão ligados a esse tema. Mas do que ri o brasileiro? Qual o papel da internet no humor e vice-versa? Estamos vivendo uma época de liberdade de expressão ou patrulhamento do politicamente correto?

Com Cid (criador e Head of Humor do grupo Não Salvo), André Czarnobai (criador do Cardoso Online e consultor criativo), Piangers (jornalista, apresentador, humorista e fazedor de conteúdo multiplataforma), Clara Averbuck (escritora e blogueira roots) e mediação de Rosana Hermann (jornalista, blogueira no Querido Leitor e Gerente de inovação no Portal R7)

18h00 – 18h30 | SONG POP LIVE
oferecimento: rádio Atlântida
O Song Pop é o maior fenômeno da história dos aplicativos musicais. Você também tá viciado no jogo? Então saia do celular e venha testar seus conhecimentos musicais na frente da grande plateia do youPIX Festival! A Remix e o Papelpop criaram o maior concurso de conhecimento musical desde o ~advento~ do “Qual é a música?”. Memes e Virais, Anos 90, Vergonha Alheia, Love Songs? Escolha sua playlist e venha participar da brincadeira e concorrer a ingressos pra shows e outros prêmios. O apresentador será o intrépido Mr. Pi! \o/

19h00 – 20h00 | ATIVISMO, HASHTAGS E A MULTIDÃO CONECTADA
Ficar esperando que esferas ~governamentais~ resolvam a nossa vida já não é uma opção. A medida que todos estão cada vez mais conectados com todos, o poder do coletivo cresce e, através de hashtags, protestos organizados no Facebook e outros formas de ativismo online, temos a chance de mudar nosso entorno e, consequentemente, o mundo. Nesse debate, pessoas que estão se mobilizando através da rede, debatem sobre o verdadeiro papel da web nas revoluções atuais.

Com Daniel Bittencourt (co-criador do PortoAlegre.CC), Gabriela Guerra (co-fundadora do Porto Alegre Como Vamos), Luciano Braga e Gabriel Gomes (co-criadores do Shoot The Shit) e mediação de Hernán Efrón (Planejamento e Desenvolvimento de novos negócios na Engage, fundadora do Catarse).

20h30 – 22h00 | PIANGERS ENTREVISTA RAFINHA BASTOS
Os dois maiores expoentes da produção humorística sulista se encontram no palco para uma entrevista onde TUDO PODE ACONTECER! Depois de passar anos fora de casa, Rafinha Bastos retorna a sua cidade de origem para uma análise sincera sobre sua trajetória desde o ~advento~ da Página do Rafinha. Essa entrevista será comandada por Piangers, mas você também poderá participar. Traga sua pergunta, ele prometeu pra gente que vai responder TUDO. o/

09h30 | abertura dos portões

 

10h00 – 10h45 | A FUNÇÃO SOCIAL DO BARRACO
Babado, bapho, confusão, gritaria ou simplesmente FIGHT! O Barraco, embora milenar e universal, é uma preferência nacional, quase um patrimônio cultural do Brasil. Sempre apreciado nas janelas, praças, esquinas e rinhas do mundo 3D, ganhou conforto e destaque no mundo das redes sociais, onde cada um pode fazer sua pipoquinha no microondas e apreciar a intercorrência sem risco de tomar um PAF. Mas…qual seria a função social do barraco? Por que gostamos tanto? Por que promovemos, participamos, divulgamos e botamos lenha na fogueira do circo em chamas das barraquices? Palestra de Rosana Hermann (física, radialista, jornalista, roteirista, professora de roteiro na FAAP em SP, apresentadora, escritora, blogueira no Querido Leitor, jurada do prêmio The Bobs da Deutsche Welle pelo Brasil, Gerente de inovação no Portal R7).

11h00 – 12h00 | MEME: O NEGÓCIO FICOU SÉRIO
De 2011 pra cá, o interesse por “memes” cresceu mais de 1100% de acordo com o Google. A cada dia que passa, eles ganham mais e mais relevância fora da rede, se misturam com a cultura popular e provam que são a materialização exata dos conceitos de colaboração e liberdade de expressão que só a internet conseguiu trazer em grande escala pro mundo. Muito além do LOL, o que o meme diz sobre o jovem atual e a maneira como ele promove e cria manifestações culturais?

Com Cid (criador e Head of Humor do grupo Não Salvo), Adriana Amaral (professora e pesquisadora de cultura digital da Unisinos e trashhunter por prazer), Bia Granja (curadora do youPIX, do Social Media Week SP e co-curadora da Campus Party) e mediação de Rosana Hermann (jornalista, blogueira no Querido Leitor e Gerente de inovação no Portal R7)

 

12h00 – 13h30 | intervalo pra manolada almoçar rapidão… E VOLTAR!

13h30 – 14h30 | A WEB NO DIVÃ – MARCELINHO LENDO CONTOS ERÓTICOS ANALISA @E001 e @O_BAIRRISTA
Pela primeira vez na história da humanidade, algumas das maiores webcelebridades do Rio Grande do Sul se deitarão em um divã para uma sessão de terapia ~praticamente grupal~. Deitadinhos na cadeira da verdade, @O_Bairrista e @E001, tuiteiros anônimos mundialmente famosos no Rio Grande do Sul e região, abrirão seu coraçãozinhos e revelarão seus maiores medos, traumas de infância, manias escondidas e bizarrices nunca dantes compartilhadas. O terapeuta? Marcelinho Lendo Contos Eroticos, o primeiro fantoche-psicanalista-mirim de que se tem notícia. \o/

14h45 – 15h15 | EPIC NERD FIGHTS – PC SIQUEIRA x CAUÊ MOURA
O Epic Nerd Fights já virou um clássico do youPIX! Se você não conhece o formato, vamos explicar: dois titãs da nerdsfera se enfrentam nas batalhas geeks mais épicas de que se tem notícias desde as Guerras nas Estrela. Cada convidado tem exatamente 60 segundos (sem tolerância, réplica ou tréplica) pra defender sua opinião sobre alguns dos assuntos mais polêmicos da nerdsfera – Super Mario x Sonic, GIFs x Rage Faces, Playstation 3 x XBOX e por aí vai. Nesta edição, PC Siqueira enfrentará Cauê Moura, que já venceu duas vezes o ENF em edições anteriores. A juíza será Carol @TchulimTchulim Rocha. Pra quem você vai torcer?

15h30 – 16h30 | internacional -> BRAD KIM (KNOW YOUR MEME)
O Know Your Meme é a maior enciclopédia de memes e conteúdo viral do mundo! Recebendo 9,5 milhões de visitantes únicos por mês, o trabalho de pesquisa e análise da cultura de internet mundial e sua relação com a cultura pop já rendeu prêmios como o Top 50 sites de 2009 pela Time e Melhor site de cultura em 2012 pela Webby Awards, e também reconhecimento da maioria dos maiores veículos do mundo (New York Times, Wired, CNN, The Wall Street Journal, The Atlantic, BBC, Guardian, etc).

Brad Kim, editor do Know Your Meme, estará pela primeira vez no Brasil para palestrar:

“Se você não conhece seus memes, você será derrotado em todas as batalhas”
O título da palestra é uma referência a frase famosa do estrategista e filósofo chinês Sun Tzu: “Se você não conhece seu inimigo, você será derrotado em todas as batalhas”. Por mais ridículo que isso possa parecer, existe uma essência de verdade nisso. Ao longo da última década, o conceito do que chamamos hoje de “meme de internet” evoluiu de “coisas bizarras do mundo techie” para o momento atual, onde o meme passou a ser a principal mídia para conversações online, para estudos sobre social media e uma ferramenta poderosa pra moldar a opinião pública.

16h30 – 17h30 | O DIA EM QUE O PRETINHO BÁSICO CHOROU
Você alguma vez já mandou algum tuite xingando o Piangers, o Arthur Gubert e o Duda Garbi? Pois muita gente sim! Num mometno raríssimo de auto-crítica e terapia em grupo, esse trio vai ler e comentar os replies mais ofensivos e absurdos que recebem no Twitter. Se você ainda não xingou nenhum deles, ainda é chance de fazê-lo —> @piangers, @arthurdeverdade e @dudagarbi.

 E aí, Adele, o que tu achou da programação do auditório? AFUDÊ!

O youPIX POA rola nos dias 17 e 18 de agosto no prédio B da ESPM em Porto Alegre. Abaixo você encontra a agenda do LE HUB – não deixe de clicar ali em cima pra ver as programações completas dos outros dois palcos: auditório e Daora o Hub.

14h30 | abertura dos portões

15h00 – 16h00 | A INTERNET E O CONSUMO DE CULTURA POP
curadoria: público
Seja por mídia física ou por downloads (legais ou ~ilegais~) filmes e séries estão cada vez mais fazendo parte dos assuntos diários na rede. Como esse consumo influencia o conteúdo que é compartilhado diariamente e como as discussões em torno de obras dessa cultura constroem a internet que temos hoje? Qual o papel de sites/blogs/canais formando opinião e estimulando esse consumo? Os spoilers estão estimulando ou censurando este tipo de comportamento?

Com Jotacê (criador e editor do Blog do Jotacê), Fernanda Paiva (Social Media, publicitária e blogueira) e Mau Saldanha (fotógrafo, filmmaker, podcaster no Rapaduracast e vlogueiro no Cabine Celular).

16h30 – 17h30 | O PRIMEIRO GRENAL WÉBICO DO MUNDO
curadoria: @e001
Cadê a torcida Colorada?  Alô fanáticos Gremistas! Desde 1909,  você já acompanhou o confronto entre Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Sport Club Internacional mais de 400 vezes… mas nunca desta maneira! Pois no youPIX Festival, você vai presenciar o maior clássico da história do futebol mundial em formato interativo. Aliás, você não vai só presenciar, você vai jogar! Colorados e Gremistas se enfrentarão nos Trending Topics brasileiros. Cada tuitada dos torcedores vai contribuir pro avanço do time em cima do oponente. CAU-TE-LA! O juiz será ninguém mais ninguém menos que @JuarezRoth. Prepare os dedos e aguarde mais detalhes em breve. o/

18h00 – 19h00 | GAMIFICAÇÃO x BADGEFICAÇÃO: QUEM GANHA MAIS?
curadoria: Campus Party
Se gamificação “is so 2011″ pra você, então saiba que você pode estar sendo badgeficado mas nem sabe disso. Esse novo termo que está começando a rolar na web: badgeficação, a febre de distribuir (ou acumular) selos, também chamados badges, pode te manter focado em colecionar ícones digitais como aqueles do Foursquare. Mas véi… na boa, o que se faz com selos digitais? A badgeficação é útil de vdd?

Com Andre Pase (Coordenador da Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais da PUCRS), Tiago Faccio (sócio fundador da Woodoo Oficina Web), Gil Giardelli (CEO da Gaia Creative, professor na Espm, colunista da Você S/A), Rafael Rodrigues (Executive Producer da Aquiris Game Experience) e mediação de Eduardo Pellanda (professor e pesquisador na PUCRS e coordenador do Ubilab).

19h30 – 20h30 | ATLÂNTIDA LAB
A rádio Atlântida convida 4 especialistas para expor e debater sobre assuntos em pauta com mediação de Alexandre Fetter, gerente de Produto da rádio Atlântida e âncora do programa Pretinho Básico:

  • Como o jovem consome futebol nos tempos atuais? Arthur Gubert, produtor e apresentador do Atlantida Online
  • Como co-criar conteúdo com seu público e transformar isso num fênomeno de audiência on line e off line? Com Maurício Amaral, produtor do Programa Pretinho Básico, programa de maior audiência do rádio
  • Os aspectos psicográficos relatados em pesquisas, análise e tendências de comportamento, por Elaine Losch, Gerente de Pesquisas do Grupo RBS
  • Como as famílias interpretam essa intimidade tecnológica da atual geração, e o que ela nos traz de bom? Rodaika Daudt, mãe, jornalista e estrela móvel do Pretinho Básico

09h30 | abertura dos portões

10h00 – 11h00 |  IDENTIDADE NA INTERNET, QUEM SOU EU NO CIBERESPAÇO?
curadoria: público
Um debate descontraído sobre um papo sério e ~filosófico~: a (des)construção do eu e a formação de uma personalidade fragmentada na internet. Quem somos nas redes sociais? Como queremos ser vistos? Nossa “presença” muda dependendo da rede que usamos? Até que ponto levamos a vida pessoal para a web ou vice-versa?

Com Maurício (criador do Tenso Blog e colecionador de fracassos), Hank Lobo (blogueiro, tuiteiro, SEOzeiro, Chief of Zoeira da Turma do Fundão™), Filho do O Criador (twitteiro, blogueiro e Social Media), Juzão (tuiteira, social media e cozinheira), Rafael Manzoli (blogueiro no Manolagem, social media), Joab Analfabteo (empresário e blogueiro no Capinaremos) e mediação de Fernanda Paiva (Social Media, publicitária e blogueira)

11h30 – 12h00 | 10 DICAS DE COMO CRIAR CONTEÚDO PRA FACEBOOK
O Facebook é a plataforma da vez! Quem já produz conteúdo em outras plataformas na internet (blogs, Youtube, etc), já percebeu a necessidade de marcar presença na rede social e também que ela tem suas próprias idiossincrasias, do’s e dont’s! Larissa Magrisso, Gerente de Conteúdo e Social Media da W3haus, vai ensinar que tipo de conteúdo funciona na rede social, além dos truques e macetes pra engajar pessoas que vão muito além do horroroso “Se você ____, curta! Se você ____, compartilhe!”.

12h00 – 13h30 | intervalo pra manolada almoçar rapidinho… E VOLTAR!

13h30 – 14h30 | FINAL DO WAKE CONTENT TALENT SHOW
O Wake Content Talent Show é um concurso pra novos talentos da produção de conteúdo na internet e acontece com exclusividade na região Sul do Brasil. Você tem um projeto iniciante de blog, podcast ou videocast? Então clique aqui pra se inscrever até o dia 06 de agosto e concorrer a uma viagem de 2 semanas pra Londres, oferecida pela STB. No dia 18 de agosto, os finalistas se apresentarão pro corpo de jurados – Valmor Pedretti (músico/produtor e um dos pais fundadores da 4’33″), Mau Saldanha (fotógrafo, filmmaker, podcaster no Rapaduracast e vlogueiro no Cabine Celular) e Rosana Hermann (professora de roteiro na FAAP-SP, apresentadora, escritora, blogueira no Querido Leitor, jurada do prêmio The Bobs da Deutsche Welle pelo Brasil e Gerente de inovação no Portal R7).

15h00 – 16h0o | 10 DICAS DE COMO GANHAR DINHEIRO COM CONTEÚDO NA INTERNET
Blogs, vlogs, Twitter… A internet permitiu que todo mundo se tornasse uma central de mídia interativa e fizesse seu próprio conteúdo. Mas o que pouca gente sabe é como ganhar dinheiro tuitando, postando no blog ou fazendo firulas no Youtube. Quer aprender? Isa Ventura, Gerente de Negócios do Lomadee e expert no assunto, vai dar dicas super úteis para quem quer viver de fazer conteúdo independente na internet.

16h30 – 17h30 | A IMAGIFICAÇÃO DAS REDES SOCIAIS
curadoria: Campus Party
Depois do Youtube estourar, Facebook e Instagram – e ainda mais recentemente Pinterest e Draw Something, está mais que provado que as redes sociais engajam milhões de usuários através da imagem. No mundo dos aplicativos também não é diferente, os apps mais baixados são todos ligados a vídeo ou fotografia. Por que esse fenômeno acontece e como ele afeta o uso das redes sociais?

Com PC Siqueira (vlogueiro e apresentador da MTV), Alexandre Inagaki (jornalista, blogueiro e consultor de mídias digitais), Rafael Sbarai (jornalista, pesquisador de mídia, Editor do site VEJA e blogueiro) e mediação de Paula Minozzo (repórter, coordenadora de Rede da KZUKA e editora do Queridos Geeks)

E aí Narcisa, o que tu achou da agenda?

O youPIX POA rola nos dias 17 e 18 de agosto no prédio B da ESPM em Porto Alegre. Abaixo você encontra a agenda do DAORA O HUB – não deixe de clicar ali em cima pra ver as programações completas dos outros dois palcos: auditório e Le Hub.

14h30 | abertura dos portões

 

15h30 – 16h00 | F*CK YEAH PODCAST! o/
Como criar vinhetas para podcasts em 30 minutos?  Tato Tarcan e Prof. Maury, criadores e produtores do weRgeeks, ensinam! Gravar o conteúdo em áudio é simples, mas e fazer vinhetas fodas e colocar efeitos sonoros? Tato e Maury vão fazer isso na hora com a galera, sonorizando tudo ao vivo e mostrando o resultado no final! \o/

16h00 – 17h00 | O FUTURO DO CONTEÚDO EM VÍDEO: YOUTUBE > TV?
Especialistas dizem que até 2014, 67% de todo o conteúdo que vamos consumir online será em vídeo. Verdade ou não, o fato é que o Brasil nunca produziu e consumiu tanto vídeo na internet quanto atualmente. Todo mês, 34 milhões de brasileiros acessam sites de vídeo e ficam, em média, 23,4 horas assistindo tudo quanto é tipo de coisa. Um total de 5 bilhões de vídeos são assistidos mensalmente, conteúdo, em sua maioria, feito por usuários amadores (cada vez mais profissionalizados) que roubam audiência da televisão. Nesse debate, os maiores youtubers do Brasil se reúnem pra discutir o futuro do conteúdo em vídeo, formatos, oportunidades e a profissionalização.

Com Erik Gustavo (Co-criador do Marcelinho Lendo Contos Eroticos e Alta Cúpula Vídeos), Cauê Moura (Vlogueiro do canal Desce a Letra), PC Siqueira (vlogueiro e apresentador da MTV), Marco Carvalho (diretor dos webfilmes do  Coisas Que POA Fala) e mediação de Mau Saldanha (fotógrafo, filmmaker, podcaster no Rapaduracast e vlogueiro no Cabine Celular).

17h30 – 18h15 | 10 DICAS DE COMO FAZER VÍDEOS FODA PRA INTERNET
Dá uma lida na sinopse da atividade acima! <aguardando> Pois é! Vídeo é a mídia mais quente do momento no Brasil… também é aquela que mais tem concorrência. Se você quiser fazer parte da nata da videosfera brasileira e se destacar dos milhões de outros vloggers, não perca a aula do Cauê Moura, um dos maiores videomakers do Brasil, criador do Desce aLetra, sobre como criar vídeos que as pessoas vão querer ver E compartilhar na internet.

18h30 – 19h30 | A NOVA LEI DA INTERNET
Curadoria:  Zero Hora
Neutralidade da rede, remoção de conteúdo, guarda de logs… Tudo isso soa estranho e nada a ver com a internet que você conhece? Acha que o Marco Civil é coisa de outro mundo, sem relação com a web de verdade? Uma lei que protege ou sacrifica tudo que tem de bom na internet? É hora de cair a ficha, entender o que está acontecendo e discutir o assunto! Esse texto tem tudo para transformar sua vida, sua relação com coisas como o Facebook e o Google, e muito mais.

Com Marcelo Branco (ciberativista e um dos defensores do Marco Civil da Internet), Emerson Wendt (Delegado da Polícia especializado em crimes virtuais) e mediação de Bárbara Nickel (editora de tecnologia do Zero Hora)

20h00 – 21h00 | PRIVACIDADE, VOCÊ AINDA VAI PERDER A SUA
O conceito do que é intimo mudou e nossa privacidade virou mercadoria. Trocamos ela por atenção, likes, RTs ou qualquer outro tipo de recompensa que nos traga confirmação de que somos interessantes. Em tempos em que o Facebook enfrenta processos milionários relacionados ao assunto, oversharing virou sinônimo de sharing e intimidade virou reality show, onde vai parar o privado?

Com Marcelo Trasel (jornalista, professor universitário e coordenador da especialização em Jornalismo Digital da PUCRS), Rafael Sbarai (jornalista, pesquisador de mídia, Editor do site VEJA e blogueiro) e Emerson Wendt (Delegado da Polícia especializado em crimes virtuais).

09h30 | abertura dos portões

10h00 – 10h45 |  BLOG: DO HOBBY AO NEGÓCIO
Vamos super que você tem um blog iniciante ou não e quer se tornar o próximo megaboga da blogosfera brasileira. Como fazer? Como transformar um hobby ao veículo e o veículo em fonte de dinheiro… qual o caminho a ser seguido? Diego Fabris, co-fundador do grupo Destemperados, vai ensinar! Dicas de etiqueta pra quem é da ~alta social media~, como lidar com as agências que querem te contratar, o que fazer com os brindes enviados por assessorias, as propostas de parceria, o kibe, o conteúdo original, a importância de um plano de negócio e até o sentido da vida serão abordados nessa palestra.

11h00 – 12h00 | GAMEPLAY LIVE – RS x SP
Não se joga fala em outra coisa na internet brasileira neste momento: GAMEPLAY! Os maiores canais brasileiros do youtube atualmente são dedicados ao assunto. Pois alguns ~expoentes~ desse mercado estarão no youPIX POA pra se enfrentar ao vivo diante da platéia do evento! Pra abrir os trabalhos, PC Siqueira, gammer do canal Games&Dinos e apresentador do MTV Games, enfrentará Guilherme Hoffmann, também conhecido como FunkyBlackCat. E pra fechar, Cauê Moura, do canal 1337 Gameplay, desafiará Márcio Machado, o famoso Colono Gamer. Quem vai vencer? Let the games begin…

12h00 – 13h30 | intervalo pra manolada almoçar rapidinho… E VOLTAR!

13h30 – 14h30 | BLOGS, POST PAGO E PROFISSIONALIZAÇÃO
Em uma ocasião rara, blogueiros e agências vão sentar pra discutir a relação. O que acontece quando você recebe um e-mail de alguém falando que quer fazer uma ação no seu blog? Como lidar? Quais são as melhores práticas? Quais são as expectativas de quem manda o e-mail, de quem recebe e de quem intermedia? Que tipo de ação os blogueiros não aguentam mais ouvir falar? Como transformar essa suruba em algo prazeroso e rentável para todos?

Com Carol Andreis (CEO da Babushka Brand Entertainment), Diogo Carvalho (co-fundador do Destemperados), Danilo Miranda (sócio e Diretor de Conteúdo da Preza), Cid (criador e Head of Humor do grupo Não Salvo) e mediação de Guadalupe Albuquerque (publicitária e especialista em conteúdo digital).

15h00 – 16h00 | A ASCENSÃO E A QUEDA (?) DOS BLOGS DE MODA
De acordo com o Google, a busca por “blog de moda” cresceu mais de 2200% nos últimos cinco anos. Nesste tempo, eles se tornaram importantes canais de comunicação dentro do mundo fashion. Mas na mesma velocidade com que aumentam sua relevância, audiência e faturamento, eles vem colecionando críticas, escândalos e denúncias de falta de ética, noção e informação de moda. O que é verdade e o que é mito sobre o crescimento desse tipo de blog? E quais as oportunidades ainda existentes na área?

Com Ivana Rebeschini (editora do blog Verdade Feminina), Claudinha Palma (co-fundadora do POA Street Style e sócia da Agência Browse), Ane Meira (editora do blog Necessárias), Gabriel Von Doscht (co-criador do Todo Dia Um Look) e mediação de Alexandre Inagaki (jornalista, blogueiro e consultor de mídias digitais).

16h30 – 17h30 | DICAS DE BOLSO DOS BARMANS DO SEXO (NSFW)
curadoria: @ToNaFolga (coordenador do #EBRS)
Biso (criador do blog Botecagem), Joe (criador do blog AhNegão) e Nhock (autor do Haznos e Dicas de Sexo com Nhock) entrarão no palco, um de cada vez, pra falar sobre a relação de sexo e bebidas no contexto da social media… pra quem ainda tem dúvidas sobre o assunto.

PS – Alô, alô, blogueirada, logo após o fim do youPIX POA, vai rolar o #EBRS (Encontro de Blogueiros do Rio Grande do Sul) no Bar Imperatriz, que fica na Rua José do Patronicio , 885 – em diagonal ao Opinião – na Cidade Baixa. Bora? É só clicar aqui no evento do Facebook e confirmar presença!

 Como você se sente quando vê a programação do youPIX POA?

  • INTERNACIONAL -> Brad Kim, editor do Know Your Meme (a maior enciclopédia de memes e conteúdo viral do mundo)
  • Piangers – jornalista, apresentador, humorista e fazedor de conteúdo multiplataforma
  • @E001 – um dos arrobas mais controversos do RS
  • @O_Bairrista – o melhor jornal do Rio Grande do Sul (e do mundo tbm)
  • Bárbara Nickel – editora de tecnologia do Zero Hora
  • Marcelo Trasel – jornalista, professor e coordenador da especialização em Jornalismo Digital da PUCRS
  • Mr. Pi – Pijama Show e Pretinho Básico da Rádio Atlântida
  • Andre Pase – Coordenador da Especialização em Desenvolvimento de Jogos Digitais da PUCRS
  • Diego Fabris e Diogo Carvalho – co-fundadores do Destemperados
  • Adriana Amaral – professora e pesquisadora de cultura digital da Unisinos e trashhunter por prazer
  • Emerson Wendt – Delegado da Polícia especializado em crimes virtuais
  • Carol Rocha – @TchulimTchulim, criadora do movimento #VaiDoa
  • Felipe Loreto – editor do blog AhNegão
  • Hank Lobo – blogueiro, tuiteiro, SEOzeiro, Chief of Zoeira da Turma do Fundão™
  • Juzão – tuiteira, social media e cozinheira
  • Marcelo Branco – ciberativista e um dos defensores do Marco Civil da Internet

Pra participar do youPIX Festival você terá que ter o youPIX Card, um cartão pré-pago de vantagens pensado e feito por jovens e pros jovens. Calma, calma, o youPIX continua totalmente de graça. \o/

Apenas abolimos o sistema de crachá – que além de anti-ecológico, causava filas quilométricas na porta, e adotamos o youPIX Card, um sistema de entrada totalmente digital, mobile e que tem tudo a ver com a pegada do evento, né?

Além de ser seu ingresso pro Festival, o youPIX Card também servirá, a partir do 2o semestre, como um cartão pré-pago. Com o youPIX Card você vai poder fazer compras online e offline com segurança, conveniência e 100% mobile (direto no seu celular).

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

INSCREVA-SE!

  • Se você já fez sua inscrição pro youPIX Card anteriormente, basta acessar sua página de usuário (aqui), fazer seu login, clicar em “Ingresso” e então em “Reenviar Ingresso por email”.
  • Se você nunca se inscreveu no youPIX Card, basta clicar aqui e seguir o passo-a-passo do preenchimento. Se você tiver qualquer dúvida sobre o formulário da inscrição, clique aqui.

E COMO USA O YOUPIX CARD NO EVENTO?

Ao se inscrever, você vai receber um email com o seu youPIX Card (conforme a imagem acima) que conterá o QR CODE que será lido pelas catracas digitais do evento liberando sua entrada. O que você faz com esse email? Opções:

A) Deixa o email com o QR CODE aberto no seu celular.

B) Salva a imagem do QR CODE  no álbum do seu celular. Como? Toque na imagem e aguarde o aparelho mostrar a opção “salvar imagem”.

C) Faz um print screen da imagem no computador e manda para seu celular.

D) Se você não tem celular que suporte imagem, é só imprimir o email (garanta que o QR CODE está bem legível).

Ou seja, o importante é que seu QR CODE esteja legível, bonitinho e a mão!

No evento, você não vai precisar pegar fila para se cadastrar ou fazer crachá, é só ter a mão o seu youPIX Card no celular ou impresso e passá-lo pela catraca digital da entrada. Pronto!

Além de ingresso, seu youPIX Card estará integrado com seu Twitter e Facebook e você poderá usá-lo pra fazer check ins, concorrer a prêmios e interagir com as atividades e participantes do evento. Cuide bem dele, hein? \o/

Ah, e ele vale pra todos os dias do evento! :)

Essa inscrição não garante seu lugar no evento. O youPIX POA é gratuito e a ESPM tem uma lotação máxima… portanto, CHEGUE CEDO pra garantir seu lugar! o/

Através dos fios e cabos de rede, os jovens de hoje criam uma nova expressão e uma nova cultura. Colaborativa, visceral, multifacetada… essa manifestação cultural já quebrou um sem número de paradigmas e transcendeu para além da rede. O youPIX é onde a internet se encontra fora da internet pra celebrar essa cultura.

  • QUANDO? Dia 17 de agosto, das 14h30 às 22h00 e dia 18 de agosto, das 09h30 às 18h00.
  • ONDE? No Prédio B da ESPM Sul (Rua Guilherme Schell, 350 – Porto Alegre)
  • PROGRAMAÇÃO? As atividades do youPIX estão dividas em 3 palcos, clique lá em cima nos itens “agenda auditório“, “agenda le hub“, “agenda daora o hub“ pra ver a programação de cada palco.
  • INGRESSOS? O youPIX continua ~daoramente~ gratuito pra quem for participar. Basta clicar ali em cima no item “inscrições” e se cadastrar.
  • CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA? livre
  • TRANSMISSÃO AO VIVO? Diariamente a partir das 15h30 faremos transmissão ao vivo das atividades do auditório na página do Facebook da Vivo, clique aqui.
  • CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA? O credenciamento de imprensa está encerrado, qualquer dúvida enviar email para renata.germano@gruporbs.com.br
  • EPIC PROVOCATORS E CO-CURADORES? Os queridos “EPIC PROVOCATORS” do youPIX POA são Piangers (jornalista, apresentador, humorista e fazedor de conteúdo multi plataforma), @E001 (um dos arrobas mais controversos do RS), Raquel Recuero (professora da UniPEL e pesquisadora de mídias sociais) e a Guadalupe Albuquerque(publicitária e especialista em conteúdo digital). Além deles, também teremos atividades com curadoria especial da trupe Campus Party, do jornal Zero Hora, da rádio Atlântida e do público geral.

 

Comentários: