A Memepedia

A Memepedia é a primeira enciclopédia de memes do Brasil. A internet é um saco sem fundo de gírias, memes, virais, piadas internas e outros tipos de fenômenos menos compreensíveis, e a Memepedia está aqui pra catalogar e explicar (na medida do possível) a origem dessas coisas todas. Se você tiver informações sobre a origem de algum meme, compartilhe com a gente!

A internet já começou a buscar um novo integrante para a banda One Direction

por LEO MAIA | 25 março 2015

Semana passada o Restart disse adeus, os fãs ficaram #chatiados e a internet enlouquecida fazendo piadas e lembrando toda zueira feita com a banda. Hoje a música volta a ser assunto nas redes, depois do One Direction anunciar pelo Facebook a saída de um dos integrantes.

No comunicado publicado na página do One Direction, Zayn explica que está saindo da banda porque quer ter privacidade e viver como um garoto normal de 22 anos. Mas a internet ama One Direction e a gente aqui do Brasil tem um apego especial, por causa da música maravilhosa do Nissin Ourfali.

E para a banda não ficar incompleta, surgiram algumas sugestões de nomes para integrar a boyband. Olha só:

Clique pra continuar lendo

Risqué: quando a internet usa o humor e o meme para fazer críticas

por LEO MAIA | 23 março 2015

A internet tem o poder de transformar qualquer assunto em uma coisa gigantesca. Quando a gente menos espera, todo mundo está falando sobre o mesmo assunto e dando opiniões diferentes sobre aquilo.

A gente dá opinião sobre política, fala sobre novela e futebol, discute o Oscar e até participa de polêmicos debates sobre a cor de C E R T O S vestidos. É como diz o ditado: para a internet, qualquer coisa é noooooossa!

Só que nem sempre as opiniões serão escritas em texto, elas podem vir em forma de Tumblr, gifs e imagens engraçadas, montagens toscas, ironias e piadas — todos os elementos da cultura e linguagem da web são usados nessas horas. Lembra das centenas de memes da Copa, as piadas sobre Impeachment, alta do dólar e do Tumblr das mulheres rodadasClique pra continuar lendo

Nego faz meme de tudo, mas será que esse faz pensar ou é apenas racista?

por LEO MAIA | 23 março 2015

É horrível dar risada dessas imagens?

nego-que3

Qual foi o último meme, vídeo ou série de imagens que você recebeu por WhatsApp?

Nos últimos dias recebi algumas dezenas de imagens com a uma expressão “nego que…” que a gente usa sem maldades e preconceitos, servindo apenas para apontar um grupo de pessoas que costuma fazer alguma coisa. É a linguagem popular, a cultura oral… que quanto trazida pra um contexto escrito, acaba revelando uma dose grande de um preconceito que a gente acha que não tem ou não está lá.

Foi isso que aconteceu com esse meme “nego que”. A internet resolveu ilustrar essa expressão usando pessoas negras que passavam por situações semelhantes as das frases que acompanham a imagem. O resultado não é assim tão fácil de digerir, né?

nego-que6

Minha primeira reação foi pensar que estavam pegando pesado no meme, aquelas imagens claramente eram preconceituosas. Eu ri, porque, como muuuita gente, já falei que “nego fez alguma coisa”, mas nunca ninguém se ofendeu — além disso, foram amigos negros que compartilharam essas imagens comigo e um deles se fez meme.

 

Alguém pode me dizer se vou pro inferno ou não por ver graça nesse meme?
Tem nego achando que o meme é preconceituoso, mas tem negro que está apenas rindo das piadas. Encontrei o vídeo “Nego que acha que é racismo“, onde Felipe Neto e Daniel Molo discutem a origem da expressão “nego” e também trazem algumas opiniões sobre o meme. Vale o play.

 

São essas as imagens que estão compartilhando no WhatsApp e agora também chegaram no Twitter e no Facebook:  Clique pra continuar lendo

A origem e o melhor do meme “2 pessoas visualizaram seu perfil”

por LEO MAIA | 11 março 2015

visualizaram-seu-perfil

Todo mundo carrega uma saudade do Orkut, muitos no Twitter sentem falta daquela recurso que mostrava quem visitou o seu perfil, você lembra? Todos os dias, dezenas de tweets “x pessoas visualizaram o seu perfil” aparecem no nosso feed porque alguém que a gente segue está cadastrado no Twitcom e acreditam que essas “visualizações de perfil” são de pessoas que abriram e olharam o perfil delas no Twitter. Acontece que a coisa não é bem assim.

Clique pra continuar lendo

Norvana, a história de um meme que uniu todas as tribos

por LEO MAIA | 10 março 2015

A web não se importa com o jeito que as pessoas escrevem, mas o meme que une todas as tribos nasceu justamente por causa de uma letra trocada. Tudo começou com esse tweet do Dinho Ouro Preto, que percebeu que o mundo precisava de uma banda igual o Nirvana — só não percebeu que tinha escrito NORVANA.

Dinho viu que tinha escrito errado, continuou falando e corrigiu no próximo tweet:

Tudo aconteceu em 2013, mas o Norvana nunca foi esquecido pela internet Clique pra continuar lendo

As melhores reações ao dólar a 3 reais

por LEO MAIA | 4 março 2015

Aqui na internet todo mundo entende e dá opinião sobre economia, política e qualquer outra coisa que renda algumas boas piadas, memes e imagens engraçadas. O assunto da vez foi o dólar que pegou carona com o pica-pau e foi para as alturas: agora agora $1,00 vale R$3,00 que é o maior valor desde 2004.

Esse é um momento difícil para muita gente, mas a principal reclamação vem de quem faz compra em C E R T A S lojinhas gringas — alguns estão apenas com recalque porque não são tão valorizados quanto a moeda americana.

Veja os melhores tweets:  Clique pra continuar lendo

“Sai que é sua Taffarel”, a ressurreição de um meme

por LEO MAIA | 25 fevereiro 2015

taffarel-abre

Nos últimos dias começaram aparecer alguns vídeos que foram redublados com a narração de Galvão Bueno quando Tafarel defendeu penalti Copa do Mundo de 1998. Não lembra da clássica narração? Escute aqui.

Procuramos a origem de tudo isso e encontramos esse vídeo do Mundo Canibal, que em 2012 já tinha feito exatamente a mesma coisa — o vídeo é hilário. Ainda não dá pra dizer quem recomeçou com esse meme, talvez o Facebook seja o responsável por trazer de volta vários vídeos antigos e Taffarel aproveitou para “sair” com seu meme.

 

Então pega a pipoca e vem apreciar essa arte maravilhosa da redublagem de vídeos antigos do Youtube:  Clique pra continuar lendo

A melhor coisa do Facebook do momento: joguinhos usando pause dos vídeos

por LEO MAIA | 25 fevereiro 2015

video-joogo-facebook

O conteúdo em vídeo tomou conta do Facebook no último ano. O auto-play e o maior alcance fizeram surgir outras formas de usar o vídeo, como a revista TIME que pelo Facebook divulga uma versão animada de capa do mês — quando a publicação da TIME aparece no nosso feed é como se o vídeo fosse um enorme GIF.

Agora a brincadeira da vez é transformar videos curtinhos em jogos, para vencer é só pausar no momento certo. Muita gente conheceu agora esse uso para o vídeo, mas já faz algum tempo que ele existe no Vine –veja aqui e aqui. Foi a zueira que levou o formato para o Facebook, logo depois as marcas também começaram a fazer games.

 

Fizemos uma lista com 9 jogos que estão bombando no Facebook:  Clique pra continuar lendo

Taylor Swift diz: “Mãe, agora você é um meme”

por LEO MAIA | 24 fevereiro 2015

Já imaginou como Taylor Swift explicaria pra sua mãe que agora ela era um meme no Brasil? Seria hilário!

A notícia mais comentada das últimas horas foi que a mãe de Taylor Swift não deixou a cantora vir para o Brasil fazer shows, explicando que não gosta que a filha se apresente em “países de terceiro mundo”.

Minha primeira reação ao ler isso, foi dar uma olhada para ver se não tinha caído em uma matéria do Sensacionalistas — e apesar de achar que é sensacionalista mesmo, não estava publicado no site que costuma brincar com a verdade.

No Twitter alguns fãs ficaram bolados com a história, outros ironizaram a situação e por fim, toda internet se juntou ao perceber que mães são todas iguais: dizer para Taylor não vir para o Brasil era tipo avisar para levar o casaco “porque mais tarde vai fazer frio”.  Segundo o Topsy, só ontem foram mais de 50 mil tweets mencionando a “Mãe de Taylor”.


Alô mãe da Taylor, você virou meme. Olha só:
Clique pra continuar lendo

Esse meme só existe por culpa do FHC

por LEO MAIA | 23 fevereiro 2015

culpa-do-fhc

Logo depois que as eleições terminaram, a Ana Freitas escreveu sobre uma guerra de memes que estava acontecendo entre a direita e a esquerda política. A esquerda sempre teve desenvoltura para afrontar com humor a oposição, mas a galera de direita tinha certa dificuldade em fazer o mesmo e acabava não conseguindo repercutir muito.

A batalha que ainda se mostrava tímida após a eleição, agora ficou bem mais clara: os pedidos para que a presidenta Dilma sofresse impeachment acabaram virando piada nacional e fazendo a internet explodir em memes.

Alguns dias depois em um pronunciamento, a presidenta tentou transferir para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a culpa da crise na Petrobras — ela praticamente disse que o FHC, ainda quando presidente, deveria ter investigado e punido um funcionário da Petrobras que era corrupto e assim ele teria evitado o problema que está acontecendo hoje.

Foi aí que surgiu o meme ‘Culpa do FHC’ e as hashtags: #FoiFHC e #CulpaDoFHC. Afinal, alguém precisa levar a culpa, não é mesmo?


Enquanto a guerra de memes acontece e fomenta as discussões políticas, separamos aqui algumas situações que o FHC levou a culpa. Olha só:  Clique pra continuar lendo