A Memepedia

A Memepedia é a primeira enciclopédia de memes do Brasil. A internet é um saco sem fundo de gírias, memes, virais, piadas internas e outros tipos de fenômenos menos compreensíveis, e a Memepedia está aqui pra catalogar e explicar (na medida do possível) a origem dessas coisas todas. Se você tiver informações sobre a origem de algum meme, compartilhe com a gente!

“Sai que é sua Taffarel”, a ressurreição de um meme

por LEO MAIA | 25 fevereiro 2015

taffarel-abre

Nos últimos dias começaram aparecer alguns vídeos que foram redublados com a narração de Galvão Bueno quando Tafarel defendeu penalti Copa do Mundo de 1998. Não lembra da clássica narração? Escute aqui.

Procuramos a origem de tudo isso e encontramos esse vídeo do Mundo Canibal, que em 2012 já tinha feito exatamente a mesma coisa — o vídeo é hilário. Ainda não dá pra dizer quem recomeçou com esse meme, talvez o Facebook seja o responsável por trazer de volta vários vídeos antigos e Taffarel aproveitou para “sair” com seu meme.

 

Então pega a pipoca e vem apreciar essa arte maravilhosa da redublagem de vídeos antigos do Youtube:  Clique pra continuar lendo

A melhor coisa do Facebook do momento: joguinhos usando pause dos vídeos

por LEO MAIA | 25 fevereiro 2015

video-joogo-facebook

O conteúdo em vídeo tomou conta do Facebook no último ano. O auto-play e o maior alcance fizeram surgir outras formas de usar o vídeo, como a revista TIME que pelo Facebook divulga uma versão animada de capa do mês — quando a publicação da TIME aparece no nosso feed é como se o vídeo fosse um enorme GIF.

Agora a brincadeira da vez é transformar videos curtinhos em jogos, para vencer é só pausar no momento certo. Muita gente conheceu agora esse uso para o vídeo, mas já faz algum tempo que ele existe no Vine –veja aqui e aqui. Foi a zueira que levou o formato para o Facebook, logo depois as marcas também começaram a fazer games.

 

Fizemos uma lista com 9 jogos que estão bombando no Facebook:  Clique pra continuar lendo

Taylor Swift diz: “Mãe, agora você é um meme”

por LEO MAIA | 24 fevereiro 2015

Já imaginou como Taylor Swift explicaria pra sua mãe que agora ela era um meme no Brasil? Seria hilário!

A notícia mais comentada das últimas horas foi que a mãe de Taylor Swift não deixou a cantora vir para o Brasil fazer shows, explicando que não gosta que a filha se apresente em “países de terceiro mundo”.

Minha primeira reação ao ler isso, foi dar uma olhada para ver se não tinha caído em uma matéria do Sensacionalistas — e apesar de achar que é sensacionalista mesmo, não estava publicado no site que costuma brincar com a verdade.

No Twitter alguns fãs ficaram bolados com a história, outros ironizaram a situação e por fim, toda internet se juntou ao perceber que mães são todas iguais: dizer para Taylor não vir para o Brasil era tipo avisar para levar o casaco “porque mais tarde vai fazer frio”.  Segundo o Topsy, só ontem foram mais de 50 mil tweets mencionando a “Mãe de Taylor”.


Alô mãe da Taylor, você virou meme. Olha só:
Clique pra continuar lendo

Esse meme só existe por culpa do FHC

por LEO MAIA | 23 fevereiro 2015

culpa-do-fhc

Logo depois que as eleições terminaram, a Ana Freitas escreveu sobre uma guerra de memes que estava acontecendo entre a direita e a esquerda política. A esquerda sempre teve desenvoltura para afrontar com humor a oposição, mas a galera de direita tinha certa dificuldade em fazer o mesmo e acabava não conseguindo repercutir muito.

A batalha que ainda se mostrava tímida após a eleição, agora ficou bem mais clara: os pedidos para que a presidenta Dilma sofresse impeachment acabaram virando piada nacional e fazendo a internet explodir em memes.

Alguns dias depois em um pronunciamento, a presidenta tentou transferir para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a culpa da crise na Petrobras — ela praticamente disse que o FHC, ainda quando presidente, deveria ter investigado e punido um funcionário da Petrobras que era corrupto e assim ele teria evitado o problema que está acontecendo hoje.

Foi aí que surgiu o meme ‘Culpa do FHC’ e as hashtags: #FoiFHC e #CulpaDoFHC. Afinal, alguém precisa levar a culpa, não é mesmo?


Enquanto a guerra de memes acontece e fomenta as discussões políticas, separamos aqui algumas situações que o FHC levou a culpa. Olha só:  Clique pra continuar lendo

Saiba o que é ‘dibre’ e entenda porque a internet toda está falando disso

por LEO MAIA | 20 fevereiro 2015

dibre-destaque

Antes de começar a explicar esse meme, precisamos explicar algumas coisas básicas tipo: o que é drible/dibre? A wikipédia diz que: drible é a ação de desvencilhar-se do adversário gingando o corpo enquanto se controla a bola em algum esporte, nesse caso vamos falar do futebol. Dibre é o jeitinho que encontramos para falar drible, coisa de quem é intimo sabe?

O termo sempre foi falado dentro do contexto futebolístico e se você for olhar no Google Trends, o termo ‘dibre’ não teve nenhum momento de glória nos últimos anos, mesmo que fosse sempre lembrado — no ano passado até ganhou a hashtag #TuiteUmFilmeComDibreClique pra continuar lendo

‘In brazilian portuguese': a origem e o melhor do meme

por LEO MAIA | 19 fevereiro 2015

Já tem tempo que estamos flertando com memes em outros idiomas, começamos com o ‘Nível de Inglês’ que rendeu ótimos tweets com frases misturando inglês e português — todos acabaram classificados com o nível de inglês ALTO e foram ~contratados~.

Também rolou a Copa e nossa paixão pelo idioma dos gringos só aumentou, teve gente até que se aventurou em outras línguas para conseguir uns beijos durante os jogos.

Em maio do ano passado, já rolava no Tumblr esse meme que deu origem ao ‘In brazilian portuguese’ — que é um jeito maravilhoso de explicar expressões brasileiras para gringos, ou zoar com eles.  Clique pra continuar lendo

Rachel Sheherazade faz selfie com todo mundo no meme #selfiesheherazade

por LEO MAIA | 16 fevereiro 2015

Captura de Tela 2015-02-16 às 17.53.15

A internet nunca vai esquecer a jornalista Rachel Sheherazade, ano passado ela polemizou com uma opinião e acabou virando motivo para textões, memes e página no Facebook. Agora ela voltou a ser assunto na internet, depois de fazer uma selfie alegre e sorridente e publicar no Twitter.

Não tem nada de errado na foto, mas o potencial para a zueira era alto e foi percebido pelo @aloxondro que não deixou a selfie passar em branco e criou a hashtag #selfiesheherazade. E ainda para faciliar a vida de quem não tem muitas habilidades no photoshop, ele liberou a imagem da Sheherazade já pronta para as montagens.

 

Olha só as selfies maravilhosas que foram criadas com Rachel Sheherazade:  Clique pra continuar lendo

50 tons de memes que revelam o gosto peculiar da internet

por LEO MAIA | 13 fevereiro 2015

Nessa semana aconteceu a estreia do filme 50 tons de Cinza nos cinemas e provavelmente você já deve ter esbarrado em algum texto tentando levantar alguma polêmica sobre isso ou apenas comparando o filme com os livros da série que basicamente fala sobre fala sobre sexo e fetiches.

Acontece que um trecho do filme acabou virando meme, justamente um dialogo que parece ser revelador e acontece entre os dois personagens principais do filme. Você pode ver aqui no trailer do filme, mas basicamente é o seguinte:

Christian Grey: Não faço o estilo romântico. Os meus gostos são bem peculiares. Você não entenderia.
Anastasia Steele: Mostre-me, então.

 


E assim nasceu o meme que está revelando os gostos peculiares da internet. Olha só: 
Clique pra continuar lendo

Pediram um combo de Impeachment, mas ganharam um de memes

por LEO MAIA | 11 fevereiro 2015

Já comentamos que algumas vezes o meme não é só pela zueira, ele acaba servindo como ferramenta de protesto político ou como resposta para outras manifestações que estão acontecendo na web. É isso que está acontecendo com o termo “impeachment”, que surge em vários abaixo-assinados compartilhados no Facebook, correntes no WhatsApp e por não ter limites, acabou virando piada no Twitter.

 

Segundo o Topsy, somente ontem foram publicados mais de 56 mil tweets com o termo “impeachment”, assim escrito do jeito certo, porque o pessoal do BuzzFeed encontrou outras formas (erradas) que a galera está usando para pedir a queda do presidente.

Fizemos um compilado com os melhores tweets sobre impeachment que mostra claramente que enquanto alguns tentam explicar o processo, outros apenas querem mandar bem na piada. Inclusive, estão de parabéns! ;)

 

Olha só esses tweets:  Clique pra continuar lendo

Tá dizendo que não conhece esse meme? Meça suas palavras, parça!

por LEO MAIA | 4 fevereiro 2015

meca-suas-palavras-abre

Sempre tem alguem reclamando nas redes sociais e na maioria das vezes a galera exagera no mimimi e acaba falando besteira, essa é a hora que invocamos a frase que virou meme: “Meça suas palavra, parça” — uma versão para dizer coisinha, vá devagar, pense no que você está falando.

 

A origem:
Mc Brinquedo é paulista, funkeiro e ~ataca~ de Youtuber fazendo outros vídeos além dos clipes de suas músicas. Mas foi em um vídeo de um churrasco com a galera da firma que o Mc falou “Meça suas palavra, parça” e depois justificou com um “eu sou malandrão”.

 

Veja aqui o vídeo completo

 

 

O meme:
Segundo registros do Google Trends, o termo começou a ser pesquisado em dezembro, mês onde também começaram a surgir várias cópias do vídeo e paródias engraçadinhas no Youtube.

No Twitter, o termo “Meça suas palavras” teve mais de 60 mil menções com piadas e imagens que tentam ilustrar a expressão. Os memes também se espalharam pelo Facebook, dando origem a esta fanpage. Além disso, Mc Brinquedo foi parar no Não Salvo e também no BuzzFeed.

Ah, se você quiser saber mais sobre a KL Produtora, empresa onde esse churrasco dos parça aconteceu, leia o artigo ‘A fábrica de sonhos do funk paulistano’, que conta como o Mc Brinquedo e sua galera usa as redes sociais e a música para ter uma vida melhor.

 

Agora para de ser vacilão e vem ver o melhor do meme:  Clique pra continuar lendo