A Memepedia

A Memepedia é a primeira enciclopédia de memes do Brasil. A internet é um saco sem fundo de gírias, memes, virais, piadas internas e outros tipos de fenômenos menos compreensíveis, e a Memepedia está aqui pra catalogar e explicar (na medida do possível) a origem dessas coisas todas. Se você tiver informações sobre a origem de algum meme, compartilhe com a gente!

Os melhores memes de Leonardo DiCaprio correndo feliz com uma arminha de água

por Pedro Katchborian | 30 julho 2014

Tem gente que tem uma capacidade incrível pra virar meme. Leonardo DiCaprio com certeza é uma dessas pessoas. O ator foi flagrado se divertindo muito com uma arminha de água, correndo livre pela grama e feliz da vida.

É claro que a imagem tinha um potencial incrível pra render montagens. O Mashable tratou de ser rápido e fez os seus próprios memes com a foto.

Olha só: Clique pra continuar lendo

Meme do dia no Twitter: “Dicas de namoro”

por Pedro Katchborian | 28 julho 2014

dicas-namoro-abre

E o Twitter hoje é a rede social do conselho amoroso, já que, por algum motivo, geral está dando ~dicas de namoro~. Mas não pense que são as convencionais que encontramos em uma seção de alguma revista teen: o que você vai ver a seguir são comentários com a tradicional acidez do Twitter. Clique pra continuar lendo

A origem e o melhor do meme “Taca-le Pau”

por Pedro Katchborian | 23 junho 2014

taca-le-pau-abre

Quem acompanha o Twitter pode ter visto um termo um pouco diferente nos últimos dias: é o “taca-le pau”! Mas de onde veio isso? Clique pra continuar lendo

Memes da Copa: os hinos nacionais alternativos

por Pedro Katchborian | 16 junho 2014

hino-copa-abre

O momento do hino é um dos mais bonitos na Copa do Mundo. 32 países entoando o canto e gritam alto homenageando suas nações.

Mas é claro que a internet vai dar um jeito de transformar isso em zueira. Um meme que tá pegando ultimamente nos jogos da Copa são os hinos nacionais alternativos, que nada mais são do que imagens dos atletas cantando, com a letra alterada baseada em estereótipos e outras piadinhas.

Olha só: Clique pra continuar lendo

Patricia Poeta bufando e mais alguns memes da apresentadora

por LEO MAIA | 5 junho 2014

patricia-poeta-abre

Patricia Poeta brilhou na internet durante essa semana, mas essa não é a primeira vez que ela faz sucesso aqui na interwebs. Ela já apresentou o Jornal Nacional com o Chaves, inspirou novos looks e agora, ficou #chatiada e bufou ao vivo no jornal. Vamos acompanhar essa trajetória:
Clique pra continuar lendo

Meme do dia no Twitter: ◤◥‾◤◥‾◤◥Bandeirinhas da Festa Junina◤◥‾◤◥‾◤◥

por Pedro Katchborian | 27 maio 2014

bandeirinhas

Coitada da Festa Junina. A Copa chama tanto a atenção que muita gente esquece que no mesmo mês do evento da Fifa rola uma das festas brasileiras mais típicas. Mas o Twitter não esquece! E o meme de hoje na rede social envolve as bandeirinhas tão tradicionais -> ◤◥‾◤◥‾◤◥‾◤◥‾◤◥‾◤◥.

Ele funciona mais ou menos assim: lembra da quadrilha e das frases tradicionais como “olha a cobra”, “é mentira” e etc? O meme de hoje é inspirado nisso. Veja alguns exemplos e faça o seu próprio: Clique pra continuar lendo

E nasce um novo meme: ‘You downloaded the level’

por Pedro Katchborian | 6 maio 2014

avril-abre-

Falamos ontem sobre o Meet and Greet com Avril Lavigne e as várias montagens que o encontro gerou. Achamos que a história ficaria por aí, mas nunca podemos duvidar do poder da internet.

Revoltada com Avril Lavigne não dar a devida atenção aos fãs, uma usuária no Instagram fez o seguinte comentário: Clique pra continuar lendo

“Lacrou”: qual é a origem desse termo?

por Pedro Katchborian | 15 abril 2014

lacrou-abre

Ao comentar a polêmica sobre o título de “Grande Pensadora”, Valeska Popozuda diz que ainda não estava pronta pra tal nomenclatura. Mas ela disse que ela está à altura de alguns como diva e lacradora. Mas o que é ‘lacradora’ e ‘lacrou’? Bom, o termo que vem se espalhando por aí teve origem nas interwebz. Clique pra continuar lendo

‘Tinder no Capão’, ‘Tender em Araraquara’ e o melhor do meme do Tinder

por Pedro Katchborian | 19 março 2014

tender

O dia foi agitado pra um aplicativo que muita gente dava como morto. O Tinder, popular app de pegação para conhecer pessoas, foi o tema de vários tumblrs durante a semana.

Tudo começou com o Tinder na Suécia, um tumblr que reúne os perfis femininos achados no país europeu. A beleza das garotas surpreendeu e muita gente compartilhou a página. Não demorou para que também existisse uma versão feminina, com perfis de homens.

É claro que também temos os valores nacionais! Surgiu o Tinder no Brasil, que traz belas mulheres brasileiras. A página também deu origem a uma versão feminina, só que essa não parece levar tão a sério.

E não demorou para que fosse instaurada a zueira: começaram a surgir os tumblrs irônicos, como o Tender em Araraquara (que é simplesmente genial), Tinder no Capão e o Tinder na Coréia. Lembrando que já existem outras páginas que brincam com os perfis achados no aplicativo.
Clique pra continuar lendo

Memes do WhatsApp representam um novo (e antigo) tipo de viralização

por Pedro Katchborian | 19 março 2014

alerta-de-zoeira

Quase todo dia recebo algum meme em um grupo do WhatsApp. Sempre alguma coisa engraçadinha, um clipe, uma imagem, um vídeo curto, um bom dia engraçado… Fato é que a maioria das coisas que vejo no serviço de mensagens eu jamais tinha visto em redes sociais. Não tinha dado risada com o vídeo no YouTube e ninguém postou no Facebook. Eles tem um potencial e um poder de viralização completamente diferente. Clique pra continuar lendo