A Memepedia

A Memepedia é a primeira enciclopédia de memes do Brasil. A internet é um saco sem fundo de gírias, memes, virais, piadas internas e outros tipos de fenômenos menos compreensíveis, e a Memepedia está aqui pra catalogar e explicar (na medida do possível) a origem dessas coisas todas. Se você tiver informações sobre a origem de algum meme, compartilhe com a gente!

A melhor coisa da internet da semana: gifs da Glória Maria

por youPIX | 22 janeiro 2015

mVyx8uGciganadamorte

E desde hoje a tarde, o Twitter foi inundado com gifs da Glória Maria trazendo textos e comentários sarcásticos sobre as rainhas da pop music mundial, tipo Beyoncé, Katy Perry, Lady Gaga, Madonna e afins.

Os gifs nasceram no fórum da Pan, página criada pra reunir os fãs e participantes da antiga comunidade da JP no Orkut. O início da brincadeira rolou nesse post aqui de ontem e rapidamente inundaram o Twitter.

Não vamos nem investigar de onde saiu a ideia de pegar gifs da Glória Maria e mixar com frases sobre as rainhas do pop… a coisa é tão toscamente maravilhosa que virou conceito.

Olha aí!
Clique pra continuar lendo

Escola tenta agir naturalmente fingindo que notebook é iPad, mas acaba virando meme

por LEO MAIA | 22 janeiro 2015

siec_macbookipad

As vezes a galera erra a mão na propaganda e acaba conseguindo virar meme. Foi assim com aquele vídeo para vender imóveis em João Pessoa, onde uma família aparecia aproveitando todo o luxo e conforto do apartamento — menos Luiza, que estava no Canadá e que acabou virando um grande meme.

E depois da Luiza tiveram vários outros casos, o mais recente aconteceu no Facebook da Siec, uma escola do interior de Minas Gerais. Tudo começou com uma série de posts com alunos da escola usando o que deveria ser um iPad — DEVERIA, porque na verdade eles estavam segurando um Macbook Pro e agindo naturalmente como se fosse um tablet. Clique pra continuar lendo

15 conversas surreais que aconteceram no Tinder

por LEO MAIA | 14 janeiro 2015

10920953_837650356295959_8288705808740496013_n

Em 2013 o Tinder desembarcou aqui no Brasil e foi através do aplicativo de relacionamentos que vários conhecidos começaram a namorar, alguns estão até planejando casamento. Quem não quer nada sério, também se encontrou no aplicativo e cada ‘match’ pode ser uma nova boca pra beijar . ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Mas o Tinder não aqueceu apenas os relacionamentos, a curiosidade e a zuera também tomou conta do aplicativo e nos proporcionou ótimos Tumblrs com prints de perfis e conversas de pessoas que se conheceram por ali.

Nos últimos dias surgiu o ‘Eu no Tinder’, perfil no TwiterFacebook que reune vários prints de conversas nas quais a zuera foi maior que a vontade de encontrar um amor — segundo eles, todas as conversas realmente são reais, não tem nada de montagem.

 

Fizemos uma seleção das 15 melhores conversas publicadas pelo ‘Eu no Tinder’. Se liga:

Clique pra continuar lendo

10 coisas absolutamente óbvias que Alckmin admitiu hoje

por youPIX | 14 janeiro 2015

E no dia de hoje fomos surpreendidos com uma surpreendente notícia que surpreendeu à todos: o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, admitiu (finalmente?) que SP passa por racionamento de água. Amigo, já faz quase 1 ano que SP tá passando por uma crise hídrica sem precedentes. Demorou muito pra chegar o memorando aí no seu gabinete, é?

Obviamente, a cara de pau do governador não passou desapercebida pela sempre perpicaz ~Internet~, que rapidamente começou a apontar outras coisas óbvias que Alckmin finalmente admitiu.

Fizemos uma busca por “Alckimin admite” no Twitter e trouxemos pra vocês outras descobertas incríveis do governador. Vejamos: Clique pra continuar lendo

25 filmes que ficam melhor com ‘tcheca’

por LEO MAIA | 13 janeiro 2015

filmes-com-tcheca

Você já deve ter brincado de substituir parte do nome de um filme por um outro nome qualquer, no Twitter sempre rolava esse meme — dias atrás começaram listar nomes de filmes com “pau de selfie”, mas não deu uma dúzia de tweets.

Agora no Facebook, a página Segure o Tchan fez um desfio aos seus seguidores: criarem nomes de filmes com ‘Tcheca’. O post está com mais de 700 comentários e já recebeu vários nomes de filmes que definitivamente ficaram bem melhores com tcheca.

 

Listamos aqui os 25 melhores. Olha só:  Clique pra continuar lendo

#SinopsesNetflix: filmes e séries do Netflix com uma sinopse feita pelo galera do Twitter

por LEO MAIA | 5 janeiro 2015

Leia todos os tweets com a voz do narrador da Sessão da Tarde. 

sinopsesnetflix-twitter

A internet está dividida em duas nesse período de férias: tem os que estão fazendo selfie viajando por aí e os que ficaram em casa reclamando do calor e mergulhados em uma maratona de filmes e séries.

Depois de tanto falar do que acontece lá fora: praias cheias, pau de selfie, pular ondas, água de coco e biscoito Globo – chegou a hora da internet fazer um resumo zuero, realista e que pode ter alguns spoilers dos filmes e séries que estão no Netflix.

 

Olha só esses tweets com #SinopsesNetflix: 

Clique pra continuar lendo

Começou o amigo secreto (de indiretas) no Twitter

por LEO MAIA | 22 dezembro 2014

amigo-oculto-twitter15.39.08

Chegaram as comemorações de fim de ano e além das retrospectivas, piadas com o pavê e uva passa em todos os lugares, também passamos pelos rituais de amigo secreto (e suas variações: pode ser chocolate e zera também) na firma, na família etc.

Na maioria das vezes a gente compra um presente bem legal achando que o outro, que te tirou, vai ter a mesma ideia — coisa que geralmente não acontece. É só desilusão amigo secreto, mas você tem que encarar esse momento de cabeça erguida, porque além de entregar o presente é preciso fazer aquele suspense antes de revelar o amigo que você tirou no sorteio.

Começou hoje o amigo secreto no Twitter, o meme brinca exatamente com esse momento de revelação e usa todos os clichês da web, indiretas e zueras na hora de ~entregar o presente~

 

Se liga nesses Tweets, um presente desses pode ser seu!

  Clique pra continuar lendo

Mirou na Kim Kardashian, acertou no meme!

por LEO MAIA | 22 dezembro 2014

kim-kardashian

Vários sites noticiaram que um fã britânico de Kim Kardashian gastou mais de 400 mil em plásticas, aplicações de botox nos lábios e uma tatuagem na sobrancelha para ficar parecido com a socialite — até ai tudo bem a notícia já era bizarra, mas o pior ainda estava por vir: o resultado da transformação.

 

Como você pode ver na imagem que abre o post: deu ruim tentar virar um Kardashian. Mas vamos combinar uma coisa, ao menos o moço conseguiu dar uma ~quebradinha~ na internet com esse meme que nasceu para imitar sua história: Clique pra continuar lendo

Retrospectiva 2014: os principais memes do ano

por LEO MAIA | 19 dezembro 2014

Esse foi um ano um pouco diferente para os memes, talvez por causa da Copa e das eleições você não tenha percebido que o meme mudou — agora ele não chega quebrando a internet inteira e fazendo todos comentarem sobre o mesmo assunto. Isso está acontecendo porque agora os meme estão ficando cada vez mais nichados e as redes sociais mais íntimas. Neste artigo explicamos melhor esse fenômeno.

Faça uma pequena retrospectiva sobre o que você recebeu no WhatsApp, por exemplo e vai perceber que alguns memes e virais foram exclusivos da rede. Além disso outras plataformas cresceram e junto com elas também a quantidade de conteúdo que é publicado — o Vine está nessa categoria dos aplicativos que brilharam em 2014 e já tem até suas appcelebridades.

Nossa Memepedia sentiu toda essa mudança e, pra ficar mais completa, abrimos um canal pra você contar para gente os memes que estão rolando na sua rede, mas que a websfera ainda não ficou sabendo. E em 2015 vai ter meme sim e se reclamar vai ter o dobro. Vlw, flw!

A seguir, fizemos uma lista com os principais memes, bordões e expressões do ano: Clique pra continuar lendo

Grumpy Cat, a gata que virou meme, já faturou mais de 256 milhões de reais?

por BIA GRANJA | 9 dezembro 2014

Participando de campanhas de marcas, lançando best sellers traduzidos em mais de 15 línguas, participando de filmes e vendendo produtos feitos à sua imagem, a gata mau-humorada faturou mais de 256 milhões de reais em menos de 2 anos

grumpycat_1280x720

E a vida não está fácil pras celebridades do mainstream, esse ano pesquisas mostraram que elas são menos importantes para os jovens do que os youtubers e hoje saiu uma notícia interessante sobre a Grumpy Cat, gata que virou meme, que faturou mais de 100 milhões de dólares desde que viralizou no Reddit em 2012. A notícia, do Daily Express, destacou que ela faturou mais do que muitas estrelas. :)

Estamos falando de uma gata. Uma gatinha fofa e mau humorada chamada Tardar Sauce – que tem essa cara de mau humorada por conta de um nanismo – e que faturou mais de 100 milhões de dólares em menos de 2 anos. Pelo menos é o que reporta essa matéria do Hollywood Reporter, onde o agente da gata, Ben Lashes (que também representava o Nyan Cat e o Keyboard Cat), fez a declaração. E também acrescentou que ela tem um grande seguro de vida.

Só pra lembrar, o PewDiePie, maior youtuber do mundo com mais de 33 milhões de inscritos faturou ~apenas~ 4 milhões de dólares no ano passado. o.O Clique pra continuar lendo