A ORIGEM DO “UI”

por youPIX | 28 março 2012

Você já deve ter visto por aí alguém falando “UI” seguido de alguma frase ironizando a virilidade, macheza, coragem ou fodacidade de alguma coisa ou pessoa. Esse meme, que está em todos os blogs de tirinhas e páginas do Facebook é a tradução de um gringo: Neil deGrasse Tyson Reaction.

A ORIGEM

Tudo começou em 2009, quando o astrofísico Neil DeGrasse deu uma entrevista para o Big Think falando sobre Vida e Longevidade. Lá pelas tantas (minuto 1:32, pra ser exata, veja aqui), o cientista dá uma despirocadinha básica ao falar sobre como Newton foi fodão de inventar o cálculo diferenciado antes de fazer 26 anos.

“Ui, ele inventou o cálculo antes dos 26!”

CORTA PRA 2011!

 

A VIRALIZAÇÃO

A aparição do GIF e do template do UI foi em agosto, mas só em outubro de 2011 que outro usuário do Reddit fez a primeira montagem usando a imagem. Depois dessa, apareceu essa outra montagem no perfil de um maconheiro no Facebook e então a coisa começou a se espalhar e atingiu seu ápice em novembro de 2011. O termo “Watch out, we got a badass over here” foi o mais usado em montagens e tirinhas da galera, mas não apenas.

NO BRASIL

Por aqui, o meme chegou no final do ano passado, dezembro de 2011 foi o primeiro boom do meme em terras brasilis. Para nossa alegria, a moçadinha dos blogs de tirinha daqui fizeram uma tradução conceitual do meme e o “Watch out, we got a badass over here” virou o “Ui” que a gente conhece.

No TumblrUi, Meme! e a busca por “ui-meme“, que é ainda melhor.

No Facebook –  página Ui, Meme! e a busca nas atualizações públicas da galera.

No Twitter@UiEleUiEla@UiEle, @_UiEle, @UiPraiaGrande@UiCorinthians, @UiHardCore.

 

 

 

 UPDATE!

O deus do meme Ui nos agraciou com mais uma obra de arte:

Tudo (re)começou no programa Real Time with Bill Maher, onde eles tavam falando sobre matemática gay. #TodosRi, inclusive o Neil deGrasse Tyson!

Agora ninguém segura este doutor!!!

Quem escreveu:

youPIX / @youpix

cultura de internet, pessoas e pixels
veja + posts do autor

Comentários: