A Memepedia

A Memepedia é a primeira enciclopédia de memes do Brasil. A internet é um saco sem fundo de gírias, memes, virais, piadas internas e outros tipos de fenômenos menos compreensíveis, e a Memepedia está aqui pra catalogar e explicar (na medida do possível) a origem dessas coisas todas. Se você tiver informações sobre a origem de algum meme, compartilhe com a gente!

O EFEITO “AVENIDA BRASIL” NA INTERNET: VADIAS, HASHTAGS E OIOIOI

por youPIX | 2 agosto 2012

Ano passado saiu uma pesquisa da JWT que mostrou o quanto as mídias tradicionais influenciam e pautam as redes sociais. Nunca tivemos uma prova tão contundente desse fato como agora, ao acompanhar o impacto da novela Avenida Brasil na internet.

É o maior hype criado por uma novela nas redes sociais desde o advento do hábito da galera de ver tv e comentar tudo online. Segundo o Ibope, 43% das pessoas assiste TV e entra na internet e masca chiclete ao mesmo tempo. A página Avenida Brasil tem mais de 218 mil fãs no Facebook, no Get Glue, rede social pra galera compartilhar o que assiste na tv ou cinema, a novela já recebeu mais de 20 mil check-ins, a hashtag #oioioi chega a ser mencionada mais de 1300 vezes por dia no Twitter e a busca por “Avenida Brasil” aumentou mais de 3000% no Google.

Tá bom pra você?

Por isso separamos aqui o melhor do que anda ~circulando~ sobre ela e os efeitos de Avenida Brasil no cotidiano wébico do brasileiro.

 

 

// OS PERSONAGENS

Pra fins didáticos, temos que dizer que existem três grandes personagens de Avenida Brasil que cativaram a atenção dos ~internautas~. No começo da novela foi a Suelen, a personagem ariranha de Ísis Valverde, que é toda trabalhada na moda piriguete. O objetivo de vida ela é conquistar a Oceania, a África e mais 8 jogadores de futebol à escolha.

Recentemente, houve uma reviravolta na trama e duas personagens começaram a bombar: Nina/Rita (sim, são a mesma pessoa e ainda dizem que elas têm tudo a ver com o Batman) e Carminha. Nina (Débora Falabella) foi largada no lixão por sua madrasta, que era a Carminha (Adriana Esteves). Os memes e a atenção da galera na internet está bem focada na briga entre as duas nesse momento.

Em média, “Carminha” é mencionada mil vezes por dia no Twitter, mas no dia 24 de julho, quando começou a vingança de Nina, os tuites chegaram a 32 mil.  Já Nina/Rita tem até perfil no Ask.FM (aqui), onde se pode perguntar todo tipo de coisa pra ela, inclusive os planos de assassinato de Tufão e o que ela acha da música de abertura da novela.

 

 

// AS GÍRIAS E BORDÕES

~Carminha Lispector~ é, possivelmente, a personagem mais cheia de expressões da novela. Ao longo desses mais de 100 capítulos, suas frases e conselhos foram todos imortalizados na página Conselhos da Carminha no Facebook. Atualmente, são 4 as gírias e expressões mais difundidas pela novela:

“ME SERVE, VADIA!”
Usada por Nina quando começou sua vingança pra cima de Carminha e passou a fazer a vilã de empreguete. Ficou tão famosa que virou até camiseta. \o/

  • No Twitter: de acordo com o Topsy, o pico de mentions com a expressão foi no dia 24 de julho, com quase 16.000 mentions. Fora do horário da novela, a expressão é usada aproximadamente 280 vezes por dia no Twitter.
  • No Youtube: 246 resultados, a maioria são músicas funks e remixes criadas com a expressão.
  • No Google: são mais de 698 mil resultados na busca e, muito ~interessantemente~, a busca pela palavra “vadia” cresceu 158% nas últimas duas semanas, veja o gráfico.

 

“ARIRANHA”
É a expressão usada pra definir a personagem Suelen, sinônimo de piriguete.

  • No Twitter: de acordo com o Topsy, o pico de tuites com a expressão rolou 19 de julho, com 163 menções.
  • No Google: de acordo com o Google Insitghts, apenas 1 mês depois do início da novela, no dia 26 de março, a busca pelo termo já havia aumentado 390% e teve dois picos de interesse, no final de maio e no final de junho. Veja o gráfico.

 

“É TUDO CULPA DA RITA”
Usada em momentos paranóia da Carminha em relação a Nina, originou um dos maiores memes da novela.

  • No Twitter: de acordo com o Topsy, o pico de mentions no Twitter rolou dia 20 de julho, com quase 40 mil menções, quando a Rita virou culpada por todas as coisas erradas da humanidade e virou meme. Hoje em dia rola a uma média de 250 por dia e existe inclusive um perfil – @MalditaRita – com mais de 22 mil seguidores, dedicado a culpar Rita por tudo: “Twitter fora do Ar = Culpa da Rita“.
  • No Youtube: existe mais de 360 vídeos de usuários comuns usando Rita como desculpa pra tudo
  • No Facebook: Existem mais de 100 páginas/perfis/grupos/comunidades sobre o assunto, mas a página mais influente é a Culpa da Rita, que tem mais de 10 mil fãs e é responsável por criar e reunir as principais imagens que surgiram sobre o meme.
  • No Google: “culpa da rita” soma mais de 790 mil resultados…. Culpa de quem? Exatamente… SUA!

 

OI OI OI
Um dos ~refrãos~ da música grudenta que abre a novela, “Vem dançar com tudo”, na voz de Robson Moura e Lino Krizzo. Passou a ser usada pra agrupar todo tipo de menção à novela e também a qualquer outra coisa da vida.

Todo dia na hora da novela, é a mesma coisa no Twitter: a timeline fica floodada lotada de tuites sobre a novela e, nos dias mais quentes, hashtags ou expressões noveleiros sobem para o topo dos trending topics Brasil. A mais famosa delas, lógico, é “Oi Oi Oi” e suas variações, que são tuitadas, em média, 4 mil vezes por dia.

 

 

 

// PÁGINAS NO FACEBOOK

Existem algumas páginas do ~feice~ dedicadas às piadinhas da novela, que vivem compartilhando montagens. As mais famosas são:

 

 

 

 

// NO INSTAGRAM

Não sei vocês, mas todo dia na hora da novela, uma porção de pessoas que eu sigo no Instagram começam a postar imagens da tela da televisão congelando as expressões mais demoníacas de Carminha e outros personagens. Além do print tela-a-tela, o Insta também está recheado de memes e montagens da novela. A hashtag #AvenidaBrasil tem mais de 10 mil fotos, e a #oioioi e variações somam outras 7 mil imagens.

 

 

 

// NO TWITTER

A novela, seus personagens, bordões e situações são assunto recorrente na lista de Trending Topics Brasileiros, mas em dias mais quentes, chegam até a dominar a lista mundial. Como por exemplo no dia da exibição do 100o episódio, quando os fãs da novela organizaram um tuitaço com o Avatar Congelado. Não sabe o que é isso? Leia tudo nesse post aqui.

Nesse dia, as hashtags #avenidabrasil, #congela, #0ioioi, #EsseCadinho, #MistériosdeCarminha e #Capítulo100 ficaram entre os 10 assuntos mais citados no Twitter. E a hashtag #OiOiOi100 atingiu o primeiro lugar dos trending topics mundiais, vadia! o/

Além das hashtags e tuitaços, a rede social está lotada de perfis que fazem referência à novela (clique pra ver os perfis disponíveis de cada tema: Avenida BrasilNina/RitaCarminhaSuelen AriranhaTufão) e, claro, de piadinhas e manifestações de usuários. Vejamos:

 

 

 

// OS MELHORES GIFS

 

BÔNUS:

 

 

 

// OS MELHORES TUMBLRS

O tumblr é outro lugar que o pessoal ADORA usar pra comentar a novela. Nós já fizemos uma compilação dos melhores tumblrs relacionados à novela, mas pra refrescar sua memória, vamos colocá-los aqui e ainda acrescentar outros que surgiram:

 

 

// OS VÍDEOS

Além da música tema de dois personagens (Tessália e Leleco) ter ganhado versão do Guns ‘n’ Roses (sim!), temos também uma profusão de remixes e versões funk das pérolas da novela. Saca só os melhores:

Versões Funk:

 

 

 

Spin offs:

 

Vlogueiros sobre “Me Serve Vadia, Me Serve”:

 

 

 

 

// AS IMAGENS E MONTAGENS

                         

 

 

 

     

                    

               

      

                  

                     

                  

              

               

        

                            

 

 

 

Falou alguma coisa? Manda pra gente aí nos comentários! o/

Quem escreveu:

youPIX / @youpix

cultura de internet, pessoas e pixels
veja + posts do autor

Comentários: