A Memepedia

A Memepedia é a primeira enciclopédia de memes do Brasil. A internet é um saco sem fundo de gírias, memes, virais, piadas internas e outros tipos de fenômenos menos compreensíveis, e a Memepedia está aqui pra catalogar e explicar (na medida do possível) a origem dessas coisas todas. Se você tiver informações sobre a origem de algum meme, compartilhe com a gente!

OLD BUT GOLD: TOURIST GUY

por SANSEVERINI | 25 abril 2012

Você sabe que a internet e VOCÊ estão ficando velhos quando descobre que seus amiguinhos com menos de 20 anos não conhecem alguns dos virais que marcaram a história da websfera. E nem estou falando de coisas pré-anos 2000, tem gente que não conhece virais de 2005/2006 mesmo.

Pra não deixar que essas relíquias da história da internet se percam, toda semana vamos resgatar algum daqueles que são os verdadeiros alicerces da ~internet moderna~.

A nossa sessão do túnel do tempo da internet volta hoje com um meme polêmico e que enganou 9 entre 10 internautas da época lé pelos idos de 2001: o Tourist Guy!

 

A foto acima surgiu poucos dias depois do ataque terrorista às Torres Gêmeas em NY, supostamente recuperada de uma câmera fotográfica encontrada nos escombros do WTC. Não adianta negar, se você era internauta naquela época, certamente recebeu a imagem por email, acreditou que era verdade, se chocou e passou adiante pra todos os amiguinhos cadastrados no seu Outlook.

Foi só no final do mês, mais precisamente no dia 26 de setembro de 2001, que a galera do fórum Something Awful começou a “desmistificar” a a autenticidade da imagem e transformar o cara em meme – The Tourist of Death – que colocava o cara em montagens de tudo quanto é tipo e ao lado de toda sorte de personagens e celebridades. (uhhh)

Na fúria de encontrarem o tal morto que não morreu, um brasileiro – veja só! – de 41 anos chamado José Roberto Penteado disse ser ele a pessoa na foto, o que lhe rendeu entrevistas na CNN, na Globo e até um convite pra estrelas propaganda da Volkswagen.

José Roberto Penteado, o troll

 

Foi então que o turista real deu as caras. O nome dele é Péter Guzli, ele é húngaro e tinha 25 anos na época em que a foto foi feita em 28 de novembro de 1997, quando o moço visitava NY de férias. DETALHE: quem fez a primeira montagem foi o próprio Péter (malandrão), que enviou a amigos, que enviaram para outros amigos e por aí vai…

Aí, 10 anos depois, no dia 8 de Setembro de 2011 o tiozão doidão resolveu pedir desculpas publicamente pelo ocorrido, dizendo que havia sido uma brincadeira entre os amigos e que ele não imaginava que eles não o procurariam pra ter certeza da sua morte. (Tá vendo, ninguém te ama?). Aqui você encontra mais informações e fotos feitas por Péter no dia!

O Tourist of Death tem domínio próprio, uma porrada de resultados no Tumblr e muitas montagens sensacionais. Veja algumas abaixo:

Quem escreveu:

LETÍCIA SANSEVERINI / @sanseverini

veja + posts do autor

Comentários: