A Memepedia

A Memepedia é a primeira enciclopédia de memes do Brasil. A internet é um saco sem fundo de gírias, memes, virais, piadas internas e outros tipos de fenômenos menos compreensíveis, e a Memepedia está aqui pra catalogar e explicar (na medida do possível) a origem dessas coisas todas. Se você tiver informações sobre a origem de algum meme, compartilhe com a gente!

TOP MEMES DO FACEBOOK

por Kaluan Bernardo | 19 dezembro 2011

Apesar da “tomada” do Facebook por brasileiros ter tido início em 2010, foi apenas esse ano que ele dominou geral a cena mídia-socialesca do país e deixou o Orkut no chinelo. “CURTIR” foi a palavra que definiu o ano e, da sua mãe, passando pelo seu chefe e até sua faxineira, a maioria dos brasileiros online estão no Facebook (mais ou menos 50 milhões de brasileiros).

Juntando toda essa galera nova que chegou com as ferramentas de compartilhamento tão fáceis de serem usadas no Facebook, é claro que várias manias e memes acabaram surgindo nessa rede social. Os ~antropólogos~ do youPIX, após anos de estudos e observações, conseguiram listar alguns dos principais costumes atuais de lá. Dá uma olhada:

// “ESTA PESSOA”

Todo mundo já viu esse negócio. Ele começou a bombar com essas fan pages de humor tipo o Jô Suado e O Melhor do melhor do Mundo. Se você abstrair um pouco, de certa forma, essas ~plaquinhas~ servem pra galeres falar um pouco mais delas, de suas opiniões e gostos. Mas, é claro que ainda são uma forma de fazer piadinha rápida com qualquer coisa.


// ACHE O GATO

É meio que versão nova e menos colorida de Onde está o Wally. É bem simples: você tem que encontrar um gato no meio de um monte de tranqueira. O engraçado é que a galera pira tanto com esse negócio, que outro dia nós publicamos uma foto dessas na nossa página, só que sem o gato. Adivinhem o que aconteceu? Um monte de gente encontrou invisible cat. LOOOOOOL

Tem um gato aí


 

// FOTOS DE ANIMAIS MORTOS

Definitivamente esse é o pior de todos. A galera já não sabe se compartilha esses negócios por prazer mórbido, pra ajudar alguma causa, ou simplesmente nem pensa pra fazer isso. O fato é que é bem ~deselegante~ você chegar no Facebook pra relaxar e ver esses negócios. Tivemos o caso do Yorkshire, e vários outros como esses.

Mas, memetizou. De brinks, a galera começou a compartilhar foto de bichinho de pelúcia morto, e fazer umas piadinhas tipo essa:


// “CURTIU? ENTÃO COMPARTILHE!”

Isso aê! Se você gostou, você tem que compartilhar! É uma ordem! Essa é a legenda mais clássica dessas páginas de humor por aí, que usam e abusam do ~imperativo~ pra conseguir convencer as pessoas a compartilhar as coisas no Facebook.

 

// “COLE ISSO NO SEU MURAL”

É um misto do “Essa pessoa” com as chatas correntes de e-mail. É chato, não dá pra negar. Mas, é o jeito que as pessoas encontraram de continuar divulgando suas ideias e causas né? Tem até um Tumblr que aproveitou essa ~onda~

 

// EVENTOS FAKES

Teóricamente a ferramentas de eventos foi criada para divulgar… han… eventos, né? Mas, parece que, como sempre, a galera encontrou um novo uso pra essa ferramenta: promoções, piadas, e coisas que nunca acontecerão de verdade. O resultado é que é tanta coisa fake, que às vezes você nem repara nos eventos de verdade, e esquece de ir no aniversário do seu amigo :( Mas também tem muita coisa boa, tipo essas.

 

// “TODO MUNDO TEM UM AMIGO”

Essa é da época de ouro do Orkut heim? Desde que eles criaram as ferramentas de taguear pessoas por lá todo começou a ser julgado e classificado pelos amigos em vários tipos de imagens. A moda passou e depois voltou pro Facebook. Normalmente a galera acha engraçado, até ser marcado como “amigo feio” :P

 

Tem mais alguma mania ou meme típico do Facebook? Manda aí nos comentários pra gente complementar aqui no post. Ah, e curte aê, né?  :)

Quem escreveu:

Kaluan Bernardo / @kaluan_

Eu era rico e famoso.... até conhecer a internet.
veja + posts do autor

Comentários: