FAKES DA INTERNET SOB ATAQUE: DONA HELIODORA, PERFIL NO FACEBOOK E TWITTER, É TIRADO DO AR!

por youPIX | 5 março 2013

Bárbara Heliodora é a mais consagrada (e temida) crítica de teatro do Brasil. Vai completar 90 anos no próximo mês de agosto e certamente não é muito dada a entrar em redes sociais. Mas um perfil paródia de Dona Heliodora, como ela é conhecida, há quase três anos fazia a alegria de quem admira seu trabalho e, claro, sabe rir da imagem de carrasca que ela carinhosamente conquistou ao longo dos anos. Mas desde a noite desta segunda-feira (4), Dona Heliodora sumiu do Twitter e do Facebook e deu espaço a uma tal de Dona Shakespeare.

Isso porque desde o fim da semana passada, o criador da conta, Felipe Barenco, confesso admirador do trabalho de Bárbara Heliodora, foi contactado pela filha da crítica, Patrícia Bueno, e intimado por ela a tirar tanto o perfil do Face quanto do Twitter do ar. Caso contrário, os advogados dela iriam entrar em ação. “Sempre deixei muito claro que era uma personagem, nunca me fiz passar por ela”, afirma Felipe, que também está procurando ajuda de advogados agora. Do outro lado, se alega que o perfil fazia “chacotas” com o nome da crítica.

O que aconteceu depois disso?

Felipe teve que criar um novo perfil no Facebook e trocou o nome do perfil no Twitter.

O fato dispara mais um alerta em casos que envolvem direito de imagem na internet. Pessoas que se sentiram “usadas” pela webz agora se voltam contra ela. Tipo o TechnoViking e a Irmã Zuleide, casos de imagens que se tornaram virais na internet e agora estão sendo julgados em tribunais. Ainda assim, nenhum deles contempla o exemplo do perfil paródia.

Curiosamente, outros perfis fakes que fazem sátiras de personagens – como não amar Dilma Bolada ou Nair Bello? – nunca tiveram qualquer tipo de problema com as pessoas de quem parodiam (e olha que estamos falando nesse meio da presidenta do Brasil!) e mesmo a política do Twitter deixa claro que “os usuários do podem criar contas de paródia, crítica ou de fã (inclusive interpretando papéis).”

Acho que isso foi uma bobeira, não estava agredindo ninguém“, ressalta Felipe.

Em memória à @donaheliodora, aqui o top 5 dos melhores perfis de paródia no Twitter:

 

 

 

 

 

Quem escreveu:

youPIX / @youpix

cultura de internet, pessoas e pixels
veja + posts do autor

Comentários:

“memepedia”