O QUE VOCÊ ANDA FAZENDO QUANDO ESTÁ ONLINE?

por RAPHAV | 28 abril 2011

Houve um tempo em que, para você ser respeitado e arranjar um bom emprego, era importante ter uma boa formação. O lugar onde você estudava e se formava praticamente garantia o que viria nos anos futuros.

Tempos depois, o importante era o QI: quem (te) indica. A chave do sucesso era conhecer pessoas, frequentar lugares descolados, com gente influente, ser amigo dos poderosos, amigo dos amigos de quem importava. Muitos destes nem tinham a tal “boa formação” do parágrafo anterior.

Mas agora parece que os tempos são outros: nossa vida digital está permitindo que o nosso conhecimento informal ganhe tanta relevância quanto a boa formação e o QI, que – diga-se de passagem – continuam importantes. O mundo digitalizado está permitindo não apenas ampliar o acesso a diferentes fontes de informação como também deixar rastros do que lemos, escrevemos, comentamos, compartilhamos e criamos. E isso acaba construindo, acesso por acesso, a nossa identidade digital, que em última instância moldará a opinião que nossos futuros chefes e colegas de trabalho terão a nosso respeito.


Quer fazer um teste? Escolha alguém que você segue no Twitter e veja o que a pessoa “favoritou” por lá. Algumas opiniões começam a surgir, certo?!? Outro teste: gaste 5 minutos nas páginas públicas do Delicious e veja o que o conjunto de links de um mesmo assunto pode dizer sobre uma pessoa. Quer ir um pouco além? Visite o brilhante Busk.com, uma rede social totalmente dedicada a notícias, e passe a seguir algumas pessoas: em pouco tempo você conhecerá especialistas em diversos assuntos. Assim como nas artes marciais orientais, um faixa vermelha no Busk.com pode ser considerado mestre em um determinado tema. Em pouco tempo, os graduados passarão a ser sua referência em algum assunto. E o mesmo pode acontecer com você.

Não irá demorar pra você começar a ouvir histórias reais de pessoas que vão receber ofertas de emprego baseadas no que elas leem, no que conhecem e gostam e nos assuntos nos quais investem o seu tempo. Desde janeiro de 2011, conheci 5 pessoas que mudaram de emprego porque deixaram na web um rastro interessante de conhecimento, e no fim deste mês estou convidando uma outra pessoa para trabalhar comigo pelo mesmo motivo.

Já vivemos plenamente a era do conhecimento. O que você anda fazendo quando está online?


RAPHAEL VASCONCELLOS é diretor de Criação da Agência Click/Isobar e se disfarça de raphav na web

Quem escreveu:

RAPHAV / @raphav

Rapha Vasconcellos se disfarça de 'raphav' pela web.
veja + posts do autor

Comentários:

“memepedia”