NÚMEROS, FATOS E CURIOSIDADE SOBRE OS 6 ANOS DO TWITTER

por youPIX | 21 março 2012

Foi em 21 de Março de 2006 que Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, postou o primeiro tuite.

Pela revolução que o Twitter causou na maneira como as pessoas se comunicam, produzem e consomem informação na web, essa pequena mensagem de menos de 140 caracteres já entrou pros anais da história e, ouso dizer, foi mais importante até do que a proferida quando o homem chegou na lua (se é que chegou, né?).

Como rede social e canal de comunicação, o Twitter teve três funções que, juntas e combinadas, foram ESSENCIAIS pra mudar toda a internet e a relação do usuário com a informação: o broadcast, a democratização da opinião e o real time.

Nunca antes na história da internet houve site ou rede social que tivesse tudo isso junto ao mesmo tempo e combinado. O Orkut era democrático mas não ninguém emitia MUITA opinião relevante, não era real time e era fechado. Fóruns e comunidades tinham opinião, mas não tinham real time e nem broadcast. Blogs eram opinativos, mas eram complicados de atualizar, não tinham real time e, na grandíssima maioria da vezes, não tinham audiência.

Foi a combinação de tudo isso e a simplicidade absurda de postagens que fez com que o Twitter mudasse radicalmente as regras do jogo como nenhuma outra rede antes… Facebook included!

Se o Twitter vai ter vida longa eu não sei (cadê modelo de negócios, gente?), mas de 2006 pra cá, muita coisa já rolou. Conheça os fatos marcantes, os números e as curiosidades que fizeram
a história dessa querida ~rede de microblogs~.

 

Quem escreveu:

youPIX / @youpix

cultura de internet, pessoas e pixels
veja + posts do autor

Comentários:

“memepedia”